Cruzeiro

Sérgio Rodrigues aponta benefícios de novas propostas de Ronaldo: 'para o bem do Cruzeiro'

Thiago Prata
@ThiagoPrata7
16/03/2022 às 16:28.
Atualizado em 16/03/2022 às 17:00

(XP/Divulgação)

Em nota divulgada nesta quarta-feira (16), o presidente do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues, prometeu que, em breve, explicará a conselheiros e torcedores celestes quais serão os benefícios dos ajustes propostos por Ronaldo, como a inclusão das Tocas I e II na SAF. Segundo ele, as alterações no acordo seriam “para o bem do Cruzeiro”.

“Enxergamos essa nova possibilidade trazida pelo Ronaldo para SAF com ótima perspectiva. É público que o Cruzeiro tem dívidas relevantes para pagar. Ter a oportunidade de garantia desse pagamento pela SAF faz sentido. Primeiro, porque temos a certeza de que nossas Tocas ficarão dentro de casa, sem correr o risco de perdermos para qualquer outra atividade fim. Segundo que a Associação é sócia da SAF, e, assim, não estamos negociando com adversários ou estranhos, mas com nossos sócios. Ronaldo, inclusive, nasceu aqui e já demonstrou mais de uma vez que sua relação com o clube definitivamente não é apenas financeira”, escreveu o dirigente.

“Nesse negócio todos querem o bem do Cruzeiro, não tenho a menor dúvida sobre isso. Por isso, vamos começar a falar com cada conselheiro e torcedor para explicar os benefícios desse ajuste proposto. Não é para o bem de um ou outro. É para o bem do Cruzeiro!”, complementou.

Nessa terça-feira (15), Rodrigues teve um áudio vazado no qual diz aprovar 100% a proposta feita por Ronaldo, de incluir as Tocas I e II na transferência para a SAF, situação que desagradou parte do Conselho Deliberativo do clube.

“Tem que parar com esse negócio de nós, de eles. Se é bom para o Ronaldo, é para a associação e para o Cruzeiro. E o que é bom para o Cruzeiro, é para sua torcida. É o que defendo sempre”, afirmou Rodrigues, no áudio vazado.

Em outro trecho, o dirigente destacou que a inclusão das Tocas na SAF seriam cruciais para os rumos da Raposa.

“Não tem lógica alguém criticar ou falar mal do que está acontecendo. A verdade é essa. Se não for agora para o Ronaldo, depois de amanhã vai ser tudo penhorado e levado a leilão porque qualquer um pode comprar. É a consciência que todo mundo precisa ter de apoiá-lo, sobretudo a torcida. O Ronaldo vai falar sobre isso, eu vou dar entrevista depois, mas é fundamental que todo mundo abrace isso”, disse.

Entenda
Na segunda-feira (14), Ronaldo se reuniu com membros da Mesa Diretora do Conselho Deliberativo do Cruzeiro e solicitou que as Tocas da Raposa I e II passem a fazer parte do acordo de aquisição de 90% das ações da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) formada pelo clube. Nessa terça (15), em live no seu canal na Twitch, o empresário explicou que a solicitação foi feita para que a SAF assuma as dívidas tributárias da associação.

Segundo Ronaldo, as dívidas tributárias não estavam no acordo inicial. Em 18 de dezembro, ele assinou a carta de intenção de aquisição de 90% das ações da SAF. “Nosso acordo da SAF nunca teve contempladas as dívidas tributárias do Cruzeiro, que são, mais ou menos, R$ 200 milhões. Essa dívida já foi negociada. E é uma dívida tributária da associação, não viria para a SAF”, disse.

A associação negociou com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), em outubro do ano retrasado, as dívidas tributárias e deu a Toca da Raposa I como garantia. Caso haja atraso no pagamento das parcelas, o centro de treinamento estará sujeito a execução.

“O não pagamento dessa dívida coloca em risco o nosso patrimônio, o patrimônio do Cruzeiro. Com essas pendências, se amanhã a associação não consegue cumprir o pagamento desse parcelamento dessa dívida, acabamos perdendo as Tocas I e II, que são os locais de treinamento do futebol do clube. Se não temos nosso centro de treinamento, onde vamos colocar nossos jogadores? Esse processo demoraria muito mais, até construir um CT. É mais uma despesa nova”, acrescentou Ronaldo.

Desistência de compra da SAF do Cruzeiro
O Conselho Deliberativo do Cruzeiro deve convocar uma assembleia, em breve, para discutir essas novas demandas feitas pela SAF. Ronaldo colocou em dúvida a efetivação da compra de 90% das ações, caso suas reivindicações não sejam aceitas. 

“Temos de acelerar isso. Se não tenho essas garantias, é muito difícil continuar no projeto e evoluir no projeto, porque, até para termos novos investidores e patrocínios, o mercado está esperando essa definição para a gente alavancar e continuar trilhando esse bom caminho, que já começou. É um caminho duro, difícil, cheio de obstáculos, mas estamos convencidos de que vamos conseguir resolver todos os problemas, fazer times sempre competitivos e fazer do Cruzeiro gigante novamente”, destacou.

A diligência interna, iniciada após a assinatura da carta de intenção de compra das ações da SAF, tem prazo de 120 dias. Assim, Ronaldo tem até 18 de abril para concluir a aquisição.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por