Corre risco?

Venda da SAF precisa ser aprovada por Associação do Cruzeiro; entenda

Negócio precisa ser analisado por conselheiros do clube que integram grupo, que detém 10% das ações do clube

Bernardo Haddad*
@_bezao
30/04/2024 às 16:01.
Atualizado em 30/04/2024 às 21:06
 (Reprodução/ Cruzeiro)

(Reprodução/ Cruzeiro)

A Associação do Cruzeiro informou nesta terça-feira (30) que irá formar uma comissão de conselheiros para analisar a venda da Sociedade Anônima de Futebol (SAF). O negócio entre Ronaldo e Pedrinho foi anunciado oficialmente nessa segunda-feira (29), mas precisa ser analisado e aprovado pela Associação, que ainda detém 10% das ações do clube. 

A comissão será “responsável pela análise do acordo celebrado entre as partes, devido à confidencialidade necessária, e se certificar que os direitos, deveres e obrigações constantes do Acordo de Investimentos celebrado entre a Tara Sports Brasil perante a Associação estejam resguardados".

Os valores da aquisição por parte da BPW Sports, empresa ligada a Pedrinho, não foram informados. Ainda segundo a Associação, os conselheiros não possuem detalhes da venda, apenas têm ciência de que ela ocorreu.

"O Cruzeiro ainda não conhece o teor da negociação, e informa que vai acompanhar os próximos passos para a oficialização do acordo, que, conforme exposto, deverá passar por diligências necessárias e aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). 

A comissão será nomeada pela diretoria, presidida pelo médico Lidson Potsch, eleito em outubro de 2023. Na época, Ronaldo fez campanha para que ele fosse eleito, assim como Pedrinho. 

Sobre a Associação 

A Associação do Cruzeiro é a organização do clube antes de se tornar uma Sociedade Anônima de Futebol (SAF). A Lei da SAF, aprovada em 2021, exige que o grupo mantenha continue com 10% das ações da empresa e preserve o patrimônio imaterial do clube, como identidade, escudo, hino, mascote, bandeira e história.

Mensagens para Ronaldo e Pedrinho 

O comunicado emitido pela Associação também contou com agradecimentos à gestão de Ronaldo Fenômeno. O ex-jogador assumiu a gestão do clube em 2022 e contribuiu para o retorno do clube à Série A do Campeonato Brasileiro após três anos na segunda divisão. 

“O Cruzeiro Esporte Clube, através de toda sua Diretoria Executiva, apresenta a mais profunda gratidão a Ronaldo e sua equipe, reconhecendo o extraordinário esforço, determinação, resiliência, coragem e dedicação com um trabalho árduo, demonstrados na direção do Cruzeiro SAF, contribuindo de maneira significativa e memorável, para o sucesso alcançado até a presente data", diz parte do comunicado.

Em relação ao novo sócio-majoritário, a Associação fez questão de deixar claro que Pedrinho é um “cruzeirense apaixonado”. “Sempre esteve ao lado do clube e nunca deixou de considerar qualquer ajuda à instituição, principalmente no âmbito financeiro”. 

*Estagiário sob supervisão de Valeska Amorim

Leia mais 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por