'superstição'

Viagem para os EUA ‘traz sorte’ para o Cruzeiro e títulos nacionais como em 2013 e 2014

Essa é a quarta passagem da Raposa em solo americano nos anos 2000

Paulo Duarte
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 07/01/2025 às 11:55.
Dudu inicia ano do Cruzeiro com pré-temporada nos EUA (Gustavo Aleixo /Cruzeiro)
Dudu inicia ano do Cruzeiro com pré-temporada nos EUA (Gustavo Aleixo /Cruzeiro)

O Cruzeiro iniciou a pré-temporada nos Estados Unidos nessa segunda-feira (6). Nos últimos anos que esteve no país americano, o clube celeste conseguiu terminar a temporada com bons resultados, incluindo o bicampeonato Brasileiro. 

Há 15 anos, quando pisou na “Terra do Tio Sam” pela primeira vez nos anos 2000, o Cruzeiro terminou o Brasileirão com o vice-campeonato, com 69 pontos, dois a menos que o Fluminense, o campeão. Já na Libertadores, foi eliminado nas quartas de final para o São Paulo. Os jogos de ida e volta contra o Tricolor Paulista aconteceram nos dias 12 e 19 de maio de 2010.

Quase um mês depois de cair na competição, o Cruzeiro embarcou para os Estados Unidos. Por lá, a Raposa realizou dois amistosos. No primeiro, venceu o New England Revolution por 3 a 0, no Gillette Stadium, em Foxborough. Em seguida enfrentou o New York Red Bulls e bateu o time americano por 4 a 2, na Red Bull Arena, em Harrison.

Três anos depois, o Cruzeiro voltou aos EUA novamente para realizar dois amistosos. Em 23 de junho de 2013, o time celeste goleou o Strikers por 4 a 0, no Estádio Lockhart, em Fort Lauderdale. No dia 29, a vítima da Raposa foi o Monarcas Morelia, do México. Em jogo disputado no Estádio Toyota Park, em Bridgeview, os mineiros bateram os mexicanos por 2 a 0.

As vitórias deram ainda mais fôlego aos comandados de Marcelo Oliveira para conquistarem o Brasileirão com 76 pontos, sendo 23 vitórias, 7 empates e apenas 8 derrotas. O Cruzeiro terminou a competição 11 pontos à frente do Grêmio, o segundo colocado. 

No ano seguinte, a Raposa voltou a faturar a série A, dessa vez, com uma vitória a mais do que o ano anterior e dez pontos à frente do São Paulo, o vice. Naquele ano, a passagem pela “Terra do Tio Sam” durou mais tempo devido a Copa do Mundo. O Cruzeiro participou de cinco jogos entre 22 de junho e 6 de julho de 2014.

No primeiro, o time celeste goleou o Miami Dade por 5 a 1, no Bowditch Field, em Framingham. Dois dias depois voltou a bater o adversário pelo placar de 2 a 1,  no Veterans Memorial, em Lawrence.

No dia 27, o Cruzeiro encarou o América do México e derrotou o adversário por 5 a 3, no Cotton Bowl, em Dallas. Os dois últimos também foram contra mexicanos. No dia 3 de julho o time celeste venceu o Tigres, por 2 a 0, no BBVA Compass Stadium, em Houston.

Três dias depois fechou a estadia com um triunfo sobre o Chivas Guadalajara, pelo mesmo placar, atuando no Sun Bowl Stadium, em El Paso, no Texas. 

Neste ano, a quarta passagem do Cruzeiro  recente em solo americano, o time participará da FC Series, a antiga Florida Cup. Serão dois jogos, sendo o primeiro no dia 15, quarta-feira da próxima semana, contra o São Paulo, às 21h30 (de Brasília).

Três dias depois, a Raposa terá o primeiro clássico contra o Atlético da temporada. A bola vai rolar às 17h (de Brasília), do sábado. Ambos os jogos acontecerão no Inter&Co Stadium, a casa do Orlando City.

Ao retornar, o time de Fernando Diniz passará a focar no Campeonato Mineiro, na Copa do Brasil, no Brasileirão e na Sul-Americana, competições que disputou em 2025.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por