QUANDO SOBE?

Virtualmente de volta, saiba em qual rodada o Cruzeiro pode confirmar o acesso oficialmente

Alecsander Heinrick
@alecshmsahenrick@hojeemdia.com.br
Publicado em 02/09/2022 às 07:05.

Raposa deve confirmar matematicamente o acesso em, no máximo, quatro rodadas (Divulgação/Cruzeiro)

Com 99,999% de chance de acesso, o Cruzeiro já está virtualmente de volta para a Série A. No entanto, o time quer garantir essa conquista oficialmente, com 100% de certeza. A primeira chance (remota) disso acontecer é só daqui a três rodadas.

Com 57 pontos, 17 a mais que o 5° colocado Londrina, o Cruzeiro pode garantir o acesso no dia 17 de setembro, contra o CRB, em Alagoas. Para isso, o clube precisa vencer os três jogos (Criciúma, Operário e CRB) e torcer para que o 5° colocado tenha, no fim dessa sequência, no máximo 42 pontos. No entanto, é uma chance remota, já que o Londrina (5°) já tem 41, além do Sport (6°), com 40 e Tombense (7°) com 39. A Raposa teria que contar com tropeços seguidos dos rivais.

Outra situação é se a diferença de 17 pontos se mantiver entre a Raposa e o quinto colocado. Dessa forma, a confirmação do acesso viria apenas no dia 4 de outubro, em jogo contra o Ituano, em casa, já que sobrariam apenas mais 15 pontos em disputa.

A situação mais provável é que o clube suba oficialmente se vencer o Vasco, no Mineirão, no dia 21 de setembro, jogo que acontece depois do confronto contra o CRB. Nesse período, a Raposa vai fazer três de quatro jogos em casa, enquanto Sport e Tombense fazem apenas um, e o Londrina faz dois. Além do fato de ocorrerem confrontos diretos nessa sequência, como Tombense x Londrina, Sport x Bahia e Grêmio x Sport.

Em resumo, é provável que os adversários percam pontos, enquanto o Cruzeiro tem uma projeção de nove ou mais pontos conquistados. Após essa sequência, serão 21 pontos ainda em disputa na Série B, ou seja, o Cruzeiro precisa abrir mais cinco pontos do quinto colocado até lá.

O que dizem as estatísticas e a história?

Desde 2006, quando a Série B adotou o formato de disputa que é utilizado até os dias de hoje, com exceção de 2012, em todos os anos um clube que fez 64 pontos subiu para a elite nacional. O Cruzeiro pode atingir essa pontuação já se vencer os próximos dois jogos, em casa, contra Criciúma e Operário.

Estatisticamente, a UFMG calcula que um clube terá 100% de chance de acesso quando atingir 66 pontos, pontuação que o Cruzeiro pode alcançar no jogo contra o CRB. Ou seja, pelo histórico e pela matemática, o acesso deve realmente acontecer dentro dos próximos três ou quatro jogos.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por