TÉCNCO DA RAPOSA

Wesley Carvalho é o primeiro interino do Cruzeiro nos últimos 30 anos a encarar o Atlético

Comandante se despede do posto de treinador contra o Galo podendo eliminar o rival do Mineiro

Paulo Duarte
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 08/02/2025 às 07:30.

O técnico Wesley Carvalho é o primeiro técnico interino da história do Cruzeiro a encarar um clássico contra o Atlético. Integrante da comissão técnica permanente do clube, Wesley ainda pode fazer história: eliminar o rival do Campeonato Mineiro neste domingo (9), no Mineirão. 

Para isso, basta vencer o clássico e contar com as vitórias de Betim e Tombense (ou América, que se enfrentam neste sábado). Carvalho assumiu o posto logo após a demissão de Fernando Diniz e deve se despedir do posto de treinador após o apito final. Isso porque o time celeste contratou o português Leonardo Jardim, que deverá acompanhar o confronto das tribunas do Gigante da Pampulha. 

Dos anos 1990 para cá, o Cruzeiro já teve 18 técnicos interinos. O último foi Fernando Seabra, em dobradinha com Paulo Autuori, em 2023. Ambos conseguiram livrar o time celeste do rebaixamento no Brasileirão e, de quebra, conquistaram a última vaga da competição que era destinada a Sul-Americana, competição em que a Raposa foi vice-campeã em 2024.

Já o interino que mais vezes ocupou o posto principal foi Émerson Ávila, com três passagens. Oriundo da base celeste, Ávila esteve à frente do profissional em 2007, após a demissão de Paulo Autuori. Em 2010 ele foi acionado para suprir a vaga de Adilson Batista e um ano depois, para ocupar o lugar de Joel Santana. 

Dentre os que passaram pela função, o ex-atacante Deivid, então auxiliar técnico em 2015, foi quem conseguiu ser efetivado. No início de dezembro do mesmo ano ele assumiu interinamente a função no lugar de Mano Menezes. 

Em meados de dezembro o Cruzeiro deu a primeira oportunidade para que ele pudesse ser o treinador oficial. No primeiro embate contra o Atlético, Deivid conseguiu vencer o rival por 1 a 0, no Independência, em jogo válido pelo Campeonato Mineiro, com o Galo como mandante.

Na semifinal perdeu para o América e assim não teve tempo para ter um novo encontro contra o Atlético, já que foi demitido em 25 de abril, antes do clássico pelo Brasileirão daquele ano.

Diferente de Deivid, Wesley Carvalho atuará como mandante e terá nas arquibancadas apenas a torcida celeste para apoiá-lo, já que o confronto será com torcida única. De acordo com o Cruzeiro, a China Azul esgotou os ingressos e a promessa é de quebra de recorde de público no Gigante da Pampulha. A bola vai rolar para o clássico a partir das 16h do domingo.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por