Datas Fifa viram preocupação no Santos para 1º mata-mata do Paulistão

Estadão Conteúdo
04/03/2019 às 13:10.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:49
 (Reprodução / Instagram)

(Reprodução / Instagram)

O excesso de jogadores estrangeiros no elenco força o técnico Jorge Sampaoli a planejar quais ficarão de fora da lista de relacionados a cada compromisso na temporada e agora também deve trazer uma preocupação extra, com os desfalques para o início do mata-mata do Campeonato Paulista.

Ao derrotar o Oeste por 3 a 2, sábado, no Pacaembu, o Santos se tornou o primeiro clube classificado às quartas de final do torneio estadual. E já sabe de antemão que não poderá contar com a força máxima no jogo de ida da segunda etapa da competição, pois ao menos o atacante paraguaio Derlis González e o meio-campista uruguaio Carlos Sánchez deverão estar à disposição de suas seleções nacionais.

No fim de semana, Derlis foi incluído na primeira convocação de Eduardo Berizzo à frente da seleção paraguaia, em relação que contava apenas com jogadores que atuavam fora do país da equipe nacional, e para amistosos nos dias 22, em New Jersey, contra o Peru, e 26, em Santa Clara, diante do México.

Já na sexta-feira, Sánchez foi incluído pelo técnico Oscar Tabárez na lista preliminar de convocados do Uruguai para a disputa de um torneio amistoso, a China Cup, no país asiático. Lá, a equipe terá pela frente o Usbequistão, no dia 22, e fará um outro duelo no dia 25, contra China ou Tailândia.

O problema para o Santos é que esses amistosos ocorrerão no mesmo período em que será iniciado o mata-mata do Paulistão. A FPF reservou o fim de semana dos dias 23 e 24 para a realização dos jogos de ida das quartas de final, deixando o time desfalcado de ao menos dois titulares absolutos.

Sánchez participou de todos os 12 jogos do Santos em 2019, algo que só aconteceu com ele, Gustavo Henrique e Jean Mota, tendo marcado quatro gols. Ele é o terceiro artilheiro do time na temporada, atrás apenas de Jean Mota (sete) e de Derlis (cinco). O paraguaio, aliás, só não participou da estreia do time no Paulistão, contra a Ferroviária, pois estava com seu futuro indefinido.

Assim, nas quartas de final do Paulistão, o Santos não poderá contar com Derlis e Sánchez no primeiro confronto com um adversário a ser definido - o Red Bull Brasil é o segundo colocado do Grupo A, mas a Ponte Preta ainda possui chances de classificação. O segundo duelo tem os dias 30 e 31 de março reservados pela FPF.

E o Santos poderá ter outros desfalques, pois o time tem mais cinco estrangeiros no seu elenco: os colombiano Copete e Felipe Aguilar, o peruano Cueva, o venezuelano Soteldo e o costarriquenho Bryan Ruiz, que não vem sendo utilizado por Sampaoli.

Desses, Soteldo e Cueva costumam ser nomes frequentes na convocação de suas seleções. E, no período reservado pela Fifa para compromissos das equipes nacionais, o Peru vai enfrentar Paraguai e El Salvador nos dias 22 e 26, respectivamente, nos Estados Unidos. Já a Venezuela vai até a Espanha para encarar Argentina e Catalunha nos dias 22 e 25, respectivamente.

Assim, além de Derlis e Sánchez, o Santos poderá atuar no seu primeiro mata-mata no Paulistão com mais desfalques provocados por convocações para seleções nacionais, enfraquecendo o time em um momento importante da temporada.Leia mais:
Ameaçado, Solari diz que 'Real sempre teve mais pretendentes que a Julia Roberts'
Após atuação abaixo do esperado, Hernanes promete melhora com tempo para treinar
Mano se associa ao mistério na busca por um futebol melhor do Cruzeiro na estreia na Libertadores
Bruno Henrique pede futebol consistente para Palmeiras se dar bem na Libertadores

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por