De campeões da Libertadores a desconhecidos: possíveis adversários do Cruzeiro na Copa Sul-Americana

Da Redação*
esportes@hojeemdia.com.br
20/12/2016 às 14:36.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:09

O Cruzeiro conseguiu, através do Campeonato Brasileiro, uma vaga na Copa Sul-Americana da próxima temporada. Além do clube mineiro, outros 43 já foram confirmados para a disputa do torneio. E os adversários podem variar de antigos campeões da Libertadores a times pouco conhecidos da América do Sul, reflexo do número recorde de participantes (54 clubes) e da mudança do formato da competição. 

De volta a uma competição continental - a última disputada foi a Libertadores, em 2015 -, a Raposa busca um título que ainda não tem em sua galeria. A máxima celeste de ser um clube copeiro, com história no continente, será colocada a prova, já que a competição é disputada toda em formato mata-mata. O prêmio máximo gerado pela competição em 2016 foi de 3,6 milhões de dólares, além de vaga direta na fase de grupos da Libertadores e a oportunidade de disputar a Recopa Sul-Americana e a Copa Suruga (confronto entre o Campeão da Sul-Americana contra o Campeão da Copa da Liga Japonesa). 

Além do Cruzeiro, outros clubes que possuem a Libertadores em seu currículo, como Corinthians, São Paulo, a disputa em 2017. 

Porém, não só de 'bicho papão' é composta a lista da disputa. A mudança efetuada pela Conmebol, realizando a competição de forma simultânea a Libertadores, fez com que equipes intermediárias de todo continente também façam parte da disputa. É o caso dos pouco conhecidos Boston River-URU, Sol de America-PAR, Fuerza Amarilla-EQU e Águillas Doradas-COL.  

FÓRMULA DE DISPUTA

A Copa Sul-Americana está de formato novo para 2017. A competição começa em abril e terminará em dezembro. São 44 equipes já confirmadas na disputa que serão divididas em 22 chaves. Em confrontos de ida e volta, serão conhecidos 22 classificados. A eles se juntarão 10 clubes eliminados da fase de grupo da Copa Libertadores, sendo os oito terceiros colocados e os dois melhores que ficarem em quarto lugar do torneio. 

A partir daí serão realizados confrontos de mata-mata até que seja conhecido o campeão do torneio. Os confrontos serão conhecidos em sorteio que será realizado no próximo dia 30 de janeiro, no Uruguai.

Confira abaixo todos os clubes que já estão garantidos na disputa do torneio em 2017.

Argentina: Independiente, Arsenal de Sarandí, Defensa y Justicia, Huracán, Gimnasia y Esgrima e Racing.

Brasil:  Cruzeiro, Corinthians, Ponte Preta, São Paulo, Fluminense e Sport.

Chile: O’Higgins, Palestino, Universidad de Chile e Everton.

Colômbia: Tolima, Deportivo Cali, Patriotas e Águillas Doradas.

Uruguai: Danubio, Defensor Sporting, Liverpool e Boston River.

Peru: Comerciantes Unidos, Alianza Lima, Sport Huancayo e Juan Aurich.

Equador: LDU, Deportivo Cuenca, Universidad Católica e Fuerza Amarilla.

Paraguai: Cerro Porteño, Sol de America, Sportivo Luqueño e Nacional.

Venezuela: Estudiantes de Caracas, Atlético Venezuela, Caracas e Deportivo Anzoátegui.

Bolívia: Bolívar, Oriente Petrolero, Nacional Potosí e Petrolero.

*Colaborou Leonardo Parrela

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por