De olho no Mundial de Clubes, Cruzeiro marca amistosos

Felippe Drummond Neto - Hoje em Dia
23/04/2014 às 08:15.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:15

(Alexandre Arruda/CBV)

Antes de a temporada 2013/14 começar, o Sada/Cruzeiro tinha o objetivo ambicioso de conquistar todas as competições que iria disputar. Pouco mais de seis meses se passaram, e o que parecia impossível está a um passo de se tornar realidade. Comandado pelo técnico argentino Marcelo Mendez, a equipe já ergueu os troféus do Mundial de Clubes 2013, em outubro, Campeonato Mineiro, Copa Brasil, Campeonato Sul-Americano e Superliga Masculina de Vôlei.

No entanto, apesar de ter conquistado as cinco competições das quais participou, ainda falta o último título para o time que ficou conhecido como “o campeão de tudo”. Trata-se do Campeonato Mundial de Clubes 2014, o segundo na temporada, que foi antecipado para os dias 5 a 10 de maio, no ginásio do Mineirinho, em Belo Horizonte.

Com foco na competição intercontinental, os jogadores do Cruzeiro voltaram aos treinos na segunda-feira, em pleno feriado, e já têm agendada, para a próxima semana, mas ainda sem data definida, uma série de amistosos no palco da competição. O adversário será a seleção brasileira de novos, comandada por Rubinho, auxiliar-técnico de Bernardinho.

No Mundial, o clube mineiro brigará pelo título com o tetracampeão Trentino, da Itália, e Al-Rayyan, do Qatar, convidados pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB). Além dos russos do Belogorie Belgorod, campeões europeus; o Matin Varamin Club, do Irã, campeão da Ásia; Guaynabo Mets, de Porto Rico, representante da Norceca; Esperance, da Tunísia, que defenderá o continente africano; e o vice-campeão sul-americano, o UPCN, da Argentina.

A preparação está sendo intensa. “Acho que essa competição será ainda mais forte do que a de 2013, quando fomos campeões. Vamos enfrentar equipes fortíssimas, com atletas que representam as seleções de seus países. Precisamos chegar com 100%”, analisa Mendez.

RENOVAÇÃO

Com tantas conquistas, o time celeste já tem a certeza de que a temporada 2014/15 será muito complicada e repleta de desafios. Afinal, além de ser o adversário a ser batido, a equipe defenderá todos esses títulos. Pensando nisso, a diretoria do Cruzeiro tem trabalhado nos bastidores para renovar com os principais atletas. A maioria deles está com o vínculo com o clube em vias de ser encerrado.

Do elenco atual, apenas o ponteiro cubano Leal e o central Isac possuem contratos para a próxima temporada. Já os levantadores William e Vinhedo, os ponteiros Filipe, Luis Diaz e Kadu, os líberos Serginho e Guilherme Kachel, o oposto PV e o central Douglas Cordeiro estão próximos da renovação. Os jogadores que têm a situação mais complicada são o oposto Wallace e o central Éder, que tem várias propostas de outros times, inclusive do exterior. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por