Déjà vu de superstição: Libertadores 2017 reúne coincidências da campanha campeã do Atlético

Frederico Ribeiro
fmachado@hojeemdia.com.br
Publicado em 26/05/2017 às 16:45.Atualizado em 15/11/2021 às 14:44.

O Atlético terminou a fase de grupos da Libertadores com a melhor campanha entre os classificados. Fato que gerou na torcida do Atlético um exercício de "déjà-vu" em acontecimentos que ligam este semestre de 2017 com o de 2013, quando o Galo foi campeão da competição internacional.

Entre os fatores comuns entre os dois anos, alguns chamam bastante atenção. O Hoje em Dia tentou reunir todas estas coincidências na lista abaixo, capaz de fazer o torcedor do Atlético mais supersticioso iniciar campanha para Roger Machado usar a camisa de "Nossa Senhora", um dos amuletos do técnico Cuca, hoje no Palmeiras.

Para começar, o Atlético nas duas Libertadores se classificou direto na fase de grupos, mas por muito pouco não teve que disputar as fases prévias. Em 2013, confirmou o vice-campeonato brasileiro ao vencer o Cruzeiro por 3 a 2 na última rodada do Brasileirão 2012. Mas seria terceiro colocado (para disputar a "Pré-Libertadores") caso o Grêmio vencesse o Inter (terminou 0 a 0).

Por falar no tricolor gaúcho, foi no desembarque em Porto Alegre, na final da Copa do Brasil 2016, que o Galo descobriu já ter garantido passaporte para a fase de grupos de 2017. A desistência dos times mexicanos em disputar o torneio valeu a passagem direta para o Atlético pela 4ª colocação no Brasileirão.

A temporada 2013 começou para o Atlético em clássico contra o Cruzeiro, na reabertura do Mineirão. No segundo jogo de 2017, o Galo também encarou a Raposa, pela Primeira Liga. Em ambos, foi derrotado no Gigante da Pampulha sendo dividido pelas torcidas rivais (foram as únicas vezes que isso aconteceu desde o retorno do Mineirão).

CHUVA DE GOLS
​O Atlético, nos dois anos, venceu o Estadual em cima da Raposa. Na fase de grupos, perdeu para a Caldense utilizando reservas depois de alavancar uma sequência de 9 vitórias seguidas na primeira fase. Já na Libertadores, goleou por cinco gols o mesmo time duas vezes. Em 2013, a vítima foi o Arsenal de Sarandí (5 a 2 na Argentina e em BH), já em 2017, o Sport Boys foi atropelado (5 a 2 no Independência; 5 a 1 na Bolívia). 

Acaba por terminar a fase de grupos com a melhor campanha geral. Em 2013, isso dava a vantagem de encarar o pior segundo colocado (quer era o São Paulo). Em 2017, tal "título" só proporciona ao Galo decidir todos os mata-matas em casa. Poderá encarar qualquer segundo colocado nas oitavas, por sorteio.

DA ALEMANHA
Para as oitavas de final da Libertadores, inclusive, o Atlético contará com um reforço que passou várias temporadas seguidas no futebol alemão, Roger Bernardo. Em 2013, o mesmo aconteceu com o time de Cuca. O Galo contratou Josué, após rescindir com o Wolfsburg-ALE e o atleta só pode ser usado nas oitavas.

Ao contrário de Roger Bernardo, entretanto, o volante veterano chegou em março e realizou partidas no Campeonato Mineiro. Roger estava no Ingolstadt e, assim como Josué no Wolfsburg, chegou a ser capitão da equipe.

GOL SALVADOR
Roger Machado tem a missão de repetir o sucesso de Cuca em 2013. Um fator curioso liga o atual comandante do Galo ao treinador campeão da América pelo time alvinegro. Ambos marcaram gols que valeram títulos da Copa do Brasil. Cuca fez o tento da primeira conquista do Grêmio no torneio (1989) e Roger marcou o gol de campeão do Fluminense (2007).

Cuca com o título da Copa do Brasil 1989 e Roger com a medalha de campeão da edição 2007: heróis

Cuca com o título da Copa do Brasil 1989 e Roger com a medalha de campeão da edição 2007: heróis

AS COINCIDÊNCIAS
- Atlético escapa por pouco da 'pré-Libertadores' e vai direto para a fase de grupos
- Atlético perde o primeiro clássico do ano em duelo com torcidas divididas no Mineirão
- Atlético enfrenta Caldense com reservas, fora de casa, e perde por 2 a 1
- Atlético atinge sequência de vitórias no Estadual, mas perde esta invencibilidade em derrota na 10ª rodada
- Atlético vence o título do Campeonato Mineiro em cima do rival Cruzeiro
- Atlético termina fase de grupos goleando mesmo adversário, dentro e fora de casa, assinalando 5 gols
- Presidente do Atlético faz visita protocolar ao presidente da Conmebol em Assunção-PAR
- Atlético termina fase de grupos com a melhor campanha
- Atlético soma apenas um ponto nos dois primeiros jogos do Brasileirão (derrota e empate)
- Atlético contrata um volante vindo do futebol alemão para as oitavas de final da Libertadores
- Atlético é treinador por um ex-jogador que fez gol de título da Copa do Brasil
- O jogador inscrito com a camisa nº 22 rescinde contrato com o Atlético no meio da Libertadores (Morais e Carlos Eduardo)*
- O Atlético enfrenta o Botafogo em mata-mata da Copa do Brasil (oitavas em 2013, quartas em 2017).

*Inserida em 2 de junho, às 16h26, após rescisão amigável de Carlos Eduardo
**Inserida em 5 de junho, às 20h15, após sorteio da Copa do Brasil

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por