Dever de casa para Uberlândia chegar à decisão do NBB

Émile Patrício - Hoje em Dia
Publicado em 16/05/2013 às 09:46.Atualizado em 21/11/2021 às 03:43.

O Unitri/Universo quer voltar a disputar uma decisão nacional. Para isso, precisa fazer o dever de casa e vencer mais duas partidas nesta reta final do Novo Basquete Brasil (NBB) 2012/13. Nesta quinta-feira (16), às 19h30, o time de Uberlândia tem, diante da torcida, no Sabiazinho, o segundo confronto contra o Bauru (SP) da série melhor de cinco das semifinais.

O tricampeão mineiro não briga pelo título de melhor equipe do país há oito anos. A última vez foi em 2005, quando foi vice-campeão brasileiro, caindo diante do Rio de Janeiro. Antes, em 2004 levantou a taça, ao bater o Flamengo. Nos dois casos, o campeonato ainda não era o NBB.

Agora, o momento é de manter a tranquilidade e concentração. Experiente, o armador Valtinho destaca a motivação e a evolução do grupo nas últimas partidas. Para ele, o time tem sido eficiente em todos os setores. “Todos estão muito animados e motivados. O grupo está muito feliz. A equipe tem jogado muito bem”, avalia.

Ele avalia que é preciso seguir na mesma toada. “Temos que repetir a atuação que tivemos em São Paulo”, conclui Valtinho. No primeiro jogo da semifinal, o Uberlândia saiu na frente, ao vencer, por 89 a 75, no interior paulista.

Aprendizado

Cestinha dessa partida com 23 pontos, o ala Audrei não acredita em favoritismo no Sabiazinho. O atleta pontua que o fator casa não tem sido tão determinante nos playoffs do NBB e pede atenção total nos próximos duelos. “Tivemos a experiência com o Pinheiros, na fase anterior, de perdermos dois jogos aqui, depois de vencermos o primeiro fora. Então temos que evitar que isso aconteça novamente”, afirma.

“Conseguimos fazer uma boa partida e anular os pontos fortes deles (Bauru). É o que temos que fazer novamente”, completa Audrei. O Sabiazinho comporta 6 mil pessoas, e a expectativa é de casa cheia. Na última fase, o local teve a presença de 5.200 torcedores.

Flamengo x São José

Na outra semi, o Flamengo não teve vida fácil diante do São José, atual vice-campeão nacional. Perdeu o jogo de terça-feira, no interior paulista, por 80 a 72. Agora terá que reverter a situação a partir de amanhã, às 21h, quando as equipes se enfrentam, no Rio.

Já o recordista de títulos da história do NBB, José Carlos Vidal, não é mais técnico do Brasília. Ele deixa o clube para assumir novo projeto do Uniceub, o Ceub Esporte Clube. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por