Após ser derrotado na rodada passada, Novak Djokovic se reabilitou nesta sexta-feira com uma grande vitória sobre Tommy Haas, na cidade australiana de Perth. Seu triunfo, somado ao da compatriota Ana Ivanovic, garantiu a Sérvia na final da Copa Hopman, torneio misto entre países que serve de preparação para o Aberto da Austrália.
O atual número 1 do mundo superou Haas com facilidade, por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/0. Djokovic vinha de derrota, logo em sua primeira partida do ano, para o jovem australiano Bernard Tomic. Mas uma vitória de Ivanovic na partida feminina e um triunfo dos dois sérvios nas duplas mistas assegurou o resultado positivo da Sérvia na série melhor-de-três jogos.
Desta vez, a equipe sérvia passou invicta pela Alemanha. Após Djokovic, Ivanovic também fez bonito e superou Tatjana Malek por 6/0 e 6/1. As duas vitórias dispensaram a realização da partida de duplas e garantiram os sérvios na decisão.
A equipe avançou à final ao conquistar o primeiro lugar no Grupo A, deixando para trás ainda Itália e Austrália. Na decisão do título, neste sábado, o adversário será a Espanha, que também venceu invicta o Grupo B, na quinta-feira.
Nesta sexta, França e África do Sul apenas cumpriram tabela na chave. Os sul-africanos levaram a melhor pelo placar de 2 a 1. Eles venceram a primeira partida com Chanelle Scheepers sobre Mathilde Johansson por 4/6, 6/4 e 6/4.
Na sequência, Tsonga empatou para a França ao derrotar Kevin Anderson por 7/6 (7/4) e 7/6 (3/7). O Top 10, contudo, sentiu dores na virilha durante a partida de duplas e precisou abandonar quando Scheepers e Anderson venciam por 6/3 e 1/2.
"Não sei exatamente o que aconteceu, mas eu senti alguma coisa durante o jogo de simples. Como o tempo de intervalo entre as duas partidas foi muito curto, eu não pude descobrir o que era. Mas a dor aumentou durante as duplas e eu achei melhor desistir", comentou o número 8 do mundo.