Os maiores artilheiros da história dos pontos corridos que estarão em campo nesta edição do Brasileirão têm um encontro marcado neste domingo (15), no Independência, onde América e Fluminense se enfrentam, às 16h, pela primeira rodada.
De volta à Série A, uma das apostas do Coelho é Borges, que briga pela condição de titular com Victor Rangel. Ele é o terceiro maior goleador dos pontos corridos, com 98 gols. Na sua frente está Paulo Baier, que não joga o Brasileiro deste ano, com 108.
O primeiro lugar da lista, com 113 gols, é de Fred, que vai viver hoje a emoção de enfrentar o clube onde foi formado e de jogar no seu primeiro palco. E curiosamente terá como parceiro o garoto Richarlison, também uma revelação americana.
Foco
Borges e Fred entram no Brasileirão com objetivos pessoais a serem alcançados. O americano está a apenas dois gols dos 100 em Brasileiros. E dificilmente deixará de construir essa história no Coelho.
Fred já está no Top 100 dos goleadores do Brasileiro. E tenta subir no ranking. Atualmente, divide a oitava posição com Dario. Mais uma bola na rede e ele deixa o Peito de Aço para trás.
Com média de 12 gols por edição do Brasileiro e de mais de um gol a cada duas partidas na competição, Fred tem chances reais de superar o ex-companheiro Washington (126 gols), Serginho Chulapa (127) e Túlio (129).
Com 17 gols, o camisa 9 do Fluminense termina o Brasileiro de 2016 como o quinto maior goleador geral da competição, da qual foi o artilheiro em 2012 (20) e 2014 (18).
Batalha
Curiosamente, no ano em que mais balançou as redes, em 2011, com 22 gols, Fred foi vice-artilheiro. Perdeu a batalha justamente para Borges, que foi o goleador daquele Brasileirão, defendendo o Santos, com 23 gols.
“O Borges é um jogador de muita qualidade. Será um duelo interessante. Eu me lembro que em 2011 nós dois fizemos um Brasileiro muito bom. Ele terminou como artilheiro, mas ambos ficamos com uma boa média de gols. Tenho certeza de que agora, pelo América, ele vai ser fundamental para a equipe. Porém, no domingo (hoje), acho que cada um estará pensando mais nos três pontos que nos números individuais, pois sabemos da importância de iniciar bem um campeonato difícil como é o Brasileiro”, analisa Fred.
De toda forma, os torcedores que forem ao Independência na tarde de hoje podem ver um ou até dois artilheiros fazerem história. Borges precisa de dois gols. Fred, apenas de um. E o futebol de ambos, que são personagens importantes da Era dos pontos corridos.