As “zebras” já passearam soltas nos gramados da Copa do Brasil. As mais famosas atendem pelos nomes de Criciúma, Juventude, Santo André, Paulista e Sport, que desbancaram adversários favoritos e levantaram a taça.
Além dessa turma, muitas outras surpresas aconteceram em fases preliminares. Porém, o retorno à briga do título das equipes que disputaram a Copa Libertadores, nas oitavas de final deste ano, está perto de mandar por terra tal fama do torneio.
Depois de 13 temporadas, as quartas podem colocar frente a frente apenas representantes do G-12. O grupo reúne os maiores clubes do país: Atlético, Cruzeiro, São Paulo, Santos, Palmeiras, Corinthians, Flamengo, Vasco, Botafogo, Fluminense, Internacional e Grêmio.
Os duelos de volta da das oitavas começam amanhã. Dos 16 participantes, 11 são considerados “gigantes”. As exceções ficam por conta de Salgueiro, Atlético-PR, Nacional e Goiás.
O São Paulo é a única potência fora das oitavas da Copa do Brasil. Por ser campeão da Copa Sul-Americana, o tricolor defenderá o título. Isso significa que a atual edição da competição internacional, que também dá direito a um lugar na Libertadores, encontra-se bem desfalcada.Somente em 2000, a vaga entre os quatro melhores acabou decidida por esquadrões tradicionais. Essa também havia sido a última vez em que os concorrentes à Libertadores integraram a Copa do Brasil.
Se vale como superstição, o Cruzeiro se sagrou tricampeão naquela ocasião. Nenhum torcedor da Raposa se esquecerá do gol de falta de Geovanni, aos 46 minutos do segundo tempo, que garantiu a virada sobre o São Paulo, por 2 a 1.
Nas quartas e semi, o clube estrelado superou Botafogo e Santos, respectivamente.
Choque de titãs
Em 2013, três representantes do G-12 estão garantidos na eliminatória seguinte. Eles sairão dos encontros Atlético x Botafogo, Grêmio x Santos e Flamengo x Cruzeiro.
Internacional, Vasco, Palmeiras e Fluminense venceram os jogos de ida e se aproximaram da classificação. Assim, os seus adversários – Salgueiro, Nacional, Atlético-PR e Goiás – se viram em situação difícil.
Resta saber se o Corinthians, derrotado (1 a 0) pelo pequeno Luverdense, do Mato Grosso, conseguirá a reação em São Paulo. Muitos apostam que os comandados de Tite atropelarão o rival.