O clássico entre América e Cruzeiro terminou empatado em 1 a 1, em jogo eletrizante no Independência na noite desta quarta-feira (5). Com o resultado, o Coelho chegou aos mesmo 12 pontos do Athletic no Grupo B, mas fica em segundo lugar no critério de desempates. Já o Cruzeiro, não conseguiu a classificação antecipada à semifinal, mas abriu cinco pontos de diferença para o Aymorés, o segundo colocado do Grupo C.
O Coelho saiu à frente no placar logo aos dois minutos do primeiro tempo, com Fabinho aproveitando um erro da Raposa na saída da bola. Após uma blitz da Raposa durante todo o jogo, o gol de empate veio apenas aos 42 da etapa final com Bolasie, que saiu do banco para garantir a igualdade.
As equipes voltam a campo no final de semana em jogos válidos pela penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro. No sábado (8), o América encara o Tombense, às 16h30, em Tombos. Já o Cruzeiro terá o clássico contra o Atlético no domingo (9), às 16h, no Mineirão.
O jogo
Com apenas dois minutos de bola rolando, Elizari aproveitou um erro de Lucas Romero para ficar com a bola e lançou Fabinho. Da entrada da área, o atacante soltou o pé, abrindo o placar para o América. O Cruzeiro não sentiu o gol e partiu para cima do Coelho em busca do empate.
Em menos de dez minutos, a Raposa já havia criado boas chances, porém, foram interceptadas pelas boas defesas do goleiro Matheus Mendes. A pressão celeste seguia em campo, principalmente com as jogadas criadas por Dudu, pela ponta esquerda.
O América só foi voltar a assustar aos 23 com Figueiredo ganhando na corrida de William e ao chegar na grande área, chutar cruzado na saída de Cássio. Dez minutos depois foi a vez de Gabigol ter a chance de empatar ao receber de Kaiki na grande área e bater rasteiro, porém, sem força, o que facilitou a defesa do goleiro americano.
A intensidade seguiu na reta final do jogo e, mais uma vez, Matheus Mendes salvou a meta alviverde em finalizações de Dudu e Gabigol. No último lance da primeira etapa, Mendes operou um milagre ao defender com a mão direita um chute forte e rasteiro de Gabigol.
Na volta do intervalo os técnicos promoveram as primeiras alterações nas equipes. Pelos lados do Cruzeiro, Wesley Carvalho mandou a campo o atacante Marquinhos no lugar do meio-campista Eduardo. Já no América, William Batista sacou os dois volantes amarelados, Miquéias e Barros, e colocou os jovens Kauã Diniz e Yago Santos, respectivamente.
A primeira grande chance da etapa foi do Cruzeiro, aos dez minutos. A oportunidade da igualdade veio após William cruzar na grande área e Matheus Henrique, como homem surpresa, aparecer entre os marcadores e testar para o gol. O problema é que o meio-campista errou o tempo da bola e apenas tocou raspando nela, o que fez a redondinha sair pela linha de fundo.
Aos 15, William mexeu novamente na equipe alviverde colocando Rafa Barcelos no lugar de Júlio. Aos 19, foi a vez de Elizari deixar o campo e Felipe Amaral ser acionado. No mesmo instante, o América passou a criar duas grandes chances para aumentar o marcador. Em uma delas, Cássio defendeu um cruzamento parcial e foi salvo pela defesa celeste.
Aos 22, foi a vez de Wesley Carvalho alterar o time celeste colocando Bolasie e Christian nos lugares de Dudu e Lucas Romero. Logo no primeiro toque na bola, Christian foi amarelado.
Aos 27, Cássio conseguiu impedir o gol de Renato Marques ao defender um chute do atacante americano a queima roupa. Em seguida, o Cruzeiro saiu em disparada ao ataque, com o lance terminando em escanteio para a Raposa. Com o lance parado, um princípio de confusão aconteceu próximo ao banco de reservas do América, mas que foi prontamente resolvido pela comissão de arbitragem.
Aos 34, a última mudança do Cruzeiro foi pensando em buscar a igualdade. Matheus Henrique deixou o jogo dando lugar a Lautaro Díaz. Um minuto depois, o América teve a chance de matar o duelo com uma pancada de Marlon, que parou nas mãos de Cássio. Aos 37, o jovem Adyson foi acionado para entrar no lugar do exausto Renato Marques.
Aos 42, Marlon entrou no lugar de Kaiki na última alteração da Raposa. Em campo, o lateral-esquerdo viu William cruzar na medida para Bolasie, de peixinho, empatar o placar. Na reta final, os times partiram para a "trocação", mas não o suficiente para alterar o placar.
Ficha técnica
América 1x1 Cruzeiro
América
Matheus Mendes; Júlio (Rafa Barcelos), Ricardo Silva, Lucão e Marlon; Miquéias (Kauã Diniz); Elizari (Felipe Amaral) e Cauan Barros (Yago Santos); Fabinho, Figueiredo e Renato Marques (Adyson). Técnico: William Batista
Cruzeiro
Cássio, William, Jonathan Jesus, Fabrício Bruno e Kaiki (Marlon); Romero (Christian), Matheus Henrique (Lautaro Díaz), Matheus Pereira e Eduardo (Marquinhos); Dudu (Bolasie) e Gabigol. Técnico: Wesley Carvalho
Motivo: 6ª rodada Campeonato Mineiro
Data: 5 de fevereiro de 2025 (quarta-feira)
Local: Independência, Belo Horizonte - MG
Arbitragem: Vinicius Gomes do Amaral, auxiliado por Felipe Alan Costa de Oliveira e Samuel Henrique Soares Silva
VAR:Emerson de Almeida Ferreira
Cartões amarelos: Barros, Miquéias (América); Jonathan Jesus, Christian, Matheus Pereira, Fabrício Bruno (Cruzeiro)
Gols: Fabinho, aos 2’, 1º tempo (América); Bolasie, aos 42’, 2º tempo (Cruzeiro)
Leia mais