(AFP)
O brasileiro Thomaz Bellucci, 40º do ranking da ATP, foi eliminado logo na primeira rodada do Masters 1000 de Monte-Carlo ao perder para o alemão Philip Kolhschreiber, número 21 do mundo e 16º cabeça de chave do torneio, por 2 sets a 0, com parciais de 6-4 e 6-2.
Os dois tenistas devem voltar a se enfrentar em setembro, quando o Brasil visitará a Alemanha na repescagem do grupo Mundial da Copa Davis. Este resultado mostra o quanto a tarefa dos brasileiros vai ser complicada, ainda mais jogando fora de casa.
Junto com Kolhschreiber, a Alemanha conta com Florian Mayer (N.28), além do veterano Tommy Haas (N.14), que pode voltar a ser convocado para tentar manter seu país na elite do tênis mundial. Os brasileiros voltaram à elite nesta temporada, mas foram eliminados logo na primeira rodada ao perder por 3 a 2 para os Estados Unidos, em um duelo muito equilibrado que contou com uma vitória antológica de Bruno Soares e Marcelo Melo sobre os irmãos Bryan nas duplas.
Em outra partida disputada neste sábado, o ucraniano Oleksandr Dolgopolov Jr. superou a jovem promessa australiana Bernard Tomic por 6-2 e 6-4. Já o búlgaro Grigor Dimitrov derrotou o veterano belga Xavier Malisse por 6-3 e 6-2.
O sérvio Novak Djokovic, número um do mundo, pediu para jogar apenas na quarta-feira para tentar se recuperar a tempo da lesão no tornozelo que sofreu na semana passada na Copa Davis.
"Já estou começando a melhorar, mais até do que eu pensava, mas não posso garantir a 100% que vou jogar", declarou 'Nole' neste domingo.
O grande favorito é o espanhol Rafael Nadal, que busca seu nono título seguido em Monte-Carlo.