Empresário português encerra carreira de reprodutor de Baloubet

Gazeta Press
Publicado em 17/03/2014 às 10:56.Atualizado em 20/11/2021 às 16:40.

Montado apenas pelos brasileiros Nelson e Rodrigo Pessoa, o cavalo Baloubet du Rouetvive em um haras localizado em Portugal. No começo de 2014, o proprietário Dom Diogo Pereira Coutinho resolveu encerrar a carreira de reprodutor do célebre animal.

"Em 8 de maio deste ano, Baloubet du Rouet faz 25 anos, e decidi que chegou o momento de terminar com a coleta de seu sêmen. Felizmente, ainda há um importante estoque de excelente qualidade", diz nota publicada no site oficial dedicado ao cavalo no último dia 16 de janeiro, intitulada "Aposentadoria bem merecida".

Rodrigo Pessoa e Baloubet du Rouet foram tricampeões da Copa do Mundo em Helsinque-1998, Gotemburgo-1999 e Las Vegas-2000. Nos Jogos Olímpicos, o conjunto ganhou o bronze por equipes em Sydney-2000 e ficou com o ouro individual em Atenas-2004.

O empresário Dom Diogo Pereira Coutinho encerrou a carreira de saltador de seu cavalo há oito anos, o que causou desentendimentos com a família Pessoa. Aposentado dos torneios, o animal passou a atuar como reprodutor e, diante do currículo consagrado, atraiu inúmeros interessados em comprar sêmen para produzir descendentes aptos a competir em alto nível.

A Gazeta Esportiva visitou o haras que abriga Baloubet du Rouet em julho de 2012 - na época, ele tinha seu sêmen colhido uma vez por semana, durante sete meses do ano. De acordo com o milionário português, o animal sabia o dia da coleta e ficava irritadiço.

No site oficial dedicado ao cavalo, é possível comprar uma palheta de sêmen por 1 mil euros (cerca de R$ 3.260,00). "Estou convencido de que haverá ainda muitos futuros filhos do campeão Baloubet du Rouet que irão surgir durante numerosos anos", diz a nota.

Além de noticiar o final da carreira de reprodutor, a mensagem publicada no site oficial ainda comemora a presença de Baloubet du Rouet na primeira colocação do ranking de garanhões elaborado pela Federação Mundial de Criadores de Cavalos Esportivos (WBFSH, na sigla em inglês).

"Considerado por muitos como o melhor cavalo de saltos de obstáculos do mundo devido ao seu incontestável currículo, Baloubet du Rouet ainda não deixou de me dar alegrias, assim como a todos os que o admiram e têm seguido o seu percurso", diz a nota.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por