Com três times candidatos ao título da Liga dos Campeões, a Espanha também manda na Liga Europa. A segunda competição interclubes do Velho Continente definiu nesta quinta-feira os seus classificados às oitavas de final com quatro clubes espanhóis: Sevilla, Villarreal, Valencia e Athletic Bilbao, exatamente aqueles que brigam para ser a quarta força do país.
A Inglaterra teve 100% de aproveitamento e classificou três times às oitavas: Tottenham; Manchester United e Liverpool. Além deles, Manchester City, Arsenal e Chelsea brigam pelo título da Liga dos Campeões.
As vagas destinadas a cada país nas competições europeias são definidas a partir de um ranking formulado pela Uefa que leva em conta os resultados das últimas cinco temporadas. A Inglaterra tenta alcançar a Alemanha, ao mesmo tempo que tenta manter-se à frente da Itália para manter um posto a mais na Liga dos Campeões. Por enquanto, tem sucesso.
Dos quatro alemães que seguiam vivos na Liga Europa, só Borussia Dortmund e Bayer Leverkusen passaram. Augsburg e Schalke 04 ficaram pelo caminho. Já a Itália teve aproveitamento ainda pior. A Lazio se classificou, mas Napoli e Fiorentina foram eliminados.
Olympique de Marselha e Saint-Étienne, os dois clubes franceses que seguiam vivos, foram eliminados. Portugal viu a eliminação de dois gigantes: Porto e Sporting, enquanto o Braga se classificou. Já a Rússia está fora da disputa pelo título da Liga Europa, já que Lokomotiv Moscou e Krasnodar foram eliminados. Franceses, portugueses e russos estão praticamente empatados no quinto lugar do ranking e dependem dos resultados de PSG, Zenit e Benfica na Liga dos Campeões.
O Anderlecht eliminou o Olympiacos com uma vitória por 2 a 1 na prorrogação, depois de derrota por 1 a 0 no tempo normal, e garantiu a Bélgica nas oitavas. A Suíça (com o Basel), a Bélgica Anderlecht) a República Checa (Sparta Praga), a Turquia (Fenerbahce) e a Ucrânia (Shakhtar Donetsk) também seguem vivas na Liga Europa. Além da Rússia, também Holanda (10.ª), dentre as 13 primeiras do ranking da Uefa, não tem mais representantes no torneio.
http://www.estadao.com.br