Espanha tranquila enfrenta Nigéria desesperada neste domingo

AFP
22/06/2013 às 17:42.
Atualizado em 20/11/2021 às 19:23

FORTALEZA - A Espanha encarra a Nigéria neste domingo (23) pensando em vencer, passar às semifinais da Copa das Confederações como primeira do grupo B, e com isso garantir uma longa estadia em Fortaleza, o que não é pouca coisa num país de distâncias enormes como o Brasil.

Se a Espanha vencer, jogaria as semifinais nesta mesma cidade, evitando outra viagem longa como a que levou a 'Fúria' do Rio até o Ceará (quase 3.000 km).  Além disso, Fortaleza parece agradar mais à delegação espanhola, com melhores instalações e sem os mesmos problemas de trânsito que Recife, palco da outra semifinal.  Para alcançar este objetivo, a Espanha só precisa empatar com a Nigéria neste domingo para se garantir na próxima fase, onde enfrentará o anfitrião Brasil ou a velha rival Itália.

Os espanhóis estão invictos no Grupo B, com seis pontos conquistados frente ao Uruguai (2-1) e Taiti, a quem aplicaram uma goleada história de 10-0 no Maracanã. Já os nigerianos estão perto da eliminação após a derrota contra o Uruguai por 1-2. Eles têm os mesmo três pontos da 'Celeste' mas estes devem garantir a vitória contra os taitianos, o que obrigaria os africanos a derrotar os campeões do mundo.

"Só pensamos em nós, não importa o que acontecer com a Nigéria. Vamos tentar vencer e somar três pontos, nossa mentalidade é vencer todas as partidas", explicou à AFP o lateral esquerdo César Azpilicueta, descartando um relaxamento espanhol.  "Os espanhóis são os melhores do mundo, mas nunca se sabe. Vamos aproveitar do prazer de enfrentar os campeões do mundo", disse o treinador nigeriano Stephen Keshi, ao chegar em Fortaleza.

Os espanhóis não poderão reclamar de cansaço. De todos os jogadores que participaram da vitória sobre o Uruguai na primeira rodada, apenas Sérgio Ramos também enfrentou o Taiti três dias depois.  O técnico Vicente del Bosque faz o mistério de sempre na escalação do goleiro e do atacante da equipe. Iker Casillas (Real Madrid) ocupou o gol na primeira partida, Pepe Reina (Liverpool) na segunda e Victor Valdés (Barcelona) pode ser o escolhido.na terceira,

Lá na frente, Roberto Soldado (Valencia) jogou contra o Uruguai e marcou um gol, enquanto Fernando Torres (Chelsea) e David Villa (Barcelona) enfrentaram o Taiti e marcaram 4 e 3 gols, respectivamente.  Del Bosque ainda pode escalar o meia Cesc Fábregas (Barcelona) na posição de 'falso nove', o que tradicionalmente vinha fazendo.  A Espanha chegou à Fortaleza na sexta-feira e realizou um treino leve nos campos de uma Universidade.  Neste sábado, as duas equipes fizeram o reconhecimento do gramado do estádio Castelão.

Os africanos chegaram à Copa das Confederações sem três de seus melhores jogadores, os atacantes Victor Moses (Chelsea), Kalu Uche (Kasimpasa da Turquia) e Emmanuel Emenike (Spartak de Moscou), e em conflito com a federação de futebol do país por discordarem com valores de premiação. Os jogadores espanhóis quase não falaram dos possíveis rivais nas semifinais, Brasil ou Itália, os dois classificados do Grupo A, que neste sábado se enfrentam para definir quem fica com a primeira colocação do grupo.

"Os dois rivais são muito fortes. A Itália nós já enfrentamos, o Brasil não", disse David Silva, meia-atacante do Manchester City e um dos poucos a se pronunciar.  A Espanha derrotou os italianos por 4-0 no último confronto oficial, na final da Eurocopa de 2012.  A última vez que jogou contra o Brasil numa competição foi no Mundial do México de 1986, quando perderam por 1-0.  Espanha-Nigéria será disputado no domingo as 16h00, horário de Brasília.

Escalações prováveis:

ESPANHA: Víctor Valdés - Jordi Alba, Sergio Ramos, Gerard Piqué, Álvaro Arbeloa - Sergi Busquets, Xavi Hernández, Andrés Iniesta - David Silva, Fernando Torres, Cesc Fàbregas.

T: Vicente del Bosque

NIGÉRIA: Vincent Enyeama (cap.) - Efe Ambrose, Godfrey Oboabona, Kenneth Omeruo, Uwa Echiejile - Fedor Ogude, Obi Mikel, Ogu - Oduamadi, Ideye, Musa.

T: Stephen Keshi

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por