A seleção espanhola praticamente selou sua classificação para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, nesta sexta-feira. Atuando em casa, em Maiorca, a equipe do técnico Vicente del Bosque teve trabalho, mas venceu a Bielo-Rússia por 2 a 1, manteve a liderança do Grupo I das Eliminatórias Europeias e depende apenas de um empate na última rodada para garantir a vaga.
O resultado levou os espanhóis a 17 pontos, três à frente da França, segunda colocada. O saldo de gols da Espanha também é superior ao do rival - nove a seis -, por isso apenas uma grande reviravolta tiraria a equipe do Mundial, no qual defenderá seu título, já que foi campeã em 2010, na África do Sul.
Aos franceses, restam vencer a Finlândia terça-feira, em Paris, torcer por uma derrota da Espanha, no mesmo dia, contra a Geórgia, em Albacete, e tirar a diferença no saldo. Caso contrário, a equipe terminará na segunda colocação do grupo, lembrando que os oito melhores segundos colocados, entre as nove chaves, vão para a repescagem.
Apesar da vitória, a Espanha teve muita dificuldade e só conseguiu abrir o placar no segundo tempo, aos 16 minutos, quando Xavi aproveitou sobra na entrada da área e bateu de primeira para marcar. Aos 32, Negredo aproveitou cruzamento da direita, desviou de cabeça e ampliou. O time espanhol ainda tomou um susto aos 44, quando Kornileko diminuiu, mas já era tarde.