A Espanha conquistou neste sábado o seu quarto título da Copa Hopman, torneio misto por equipes que abre a temporada do tênis internacional. Na grande decisão, em Perth, na Austrália, o time espanhol, sem Rafael Nadal, passou pela favorita Sérvia, de Novak Djokovic, por 2 a 1.
Djokovic fez seu papel como melhor do mundo. Na partida masculina de simples, que abriu o confronto, ele venceu com tranquilidade o espanhol Fernando Verdasco, por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 7/5.
Depois, passou a torcer pela compatriota Ana Ivanovic, 13.ª do ranking da WTA e ex-número 1 do mundo, contra Anabel Medina Garrigues, apenas a 50.º do ranking. Mas aí a zebra passou por Perth, com vitória da veterana espanhola de 30 anos em três sets, parciais de 6/4, 7/6 (7/3) e 6/2.
Aparentando problemas físicos depois de mais de duas horas de partida, Ivanovic voltou à quadra para enfrentar novamente Garrigues, desta vez com seus parceiros de duplas mistas. E os espanhóis levaram a melhor no confronto decisivo, vencendo por 6/4 e 7/5.
Esta é a quarta conquista da Espanha, que já havia vencido a Copa Hopman em 1989, em 2002 e em 2010. Na última ocasião, teve Tommy Robredo e María José Martínez. Com isso, os espanhóis ficam sozinhos no posto de segundo país com mais títulos, atrás somente dos Estados Unidos, que já venceram sete vezes. A Eslováquia tem três taças.
http://www.estadao.com.br