O nome de Cuca tem sido o centro das atenções nos bastidores do Atlético. A possibilidade do treinador assumir o comando do alvinegro em 2025 tem gerado grande repercussão nas redes sociais. Na tarde deste domingo (29), o nome do comandante se tornou o segundo assunto mais comentado no "X", antigo Twitter.
Mais de 24 mil publicações envolvendo o nome de Cuca demonstram o grande interesse da torcida pelo tema. A expectativa em torno de seu retorno ao clube mineiro é alta, mas a opinião dos atleticanos está dividida. Enquanto alguns torcedores comemoram a possibilidade de ter Cuca novamente no comando, outros manifestam sua rejeição ao treinador.
Pelo Atlético, Cuca já acumulou 241 jogos, sendo o time que ele mais dirigiu na carreira como treinador. Ao todo, são 133 vitórias, 54 empates e 54 derrotas. Pelo Galo conquistou quatro campeonatos mineiros (2011, 2012, 2013 e 2021), Campeonato Brasileiro (2021), Copa do Brasil (2021) e Libertadores (2013).
Em caso de confirmação, será a quarta passagem do treinador pelo clube mineiro.
Condenação na Justiça
Cuca enfrentou por muito tempo um processo na Justiça da Suíça, por suspeita de estuprar uma menor de idade durante uma excursão do Grêmio ao país europeu em 1987. Em novembro de 2023, a juíza Bettina Boschler reabriu o caso após pedido solicitado pela defesa do treinador.
Como o julgamento foi realizado na Suíça, a Justiça considerou que Cuca foi julgado à revelia, ou seja, não estava presente, e sem representação legal. Com isso, o processo foi submetido ao Ministério Público para análise de eventual prescrição.
O Ministério Público da Suíça, por sua vez, alegou que o crime estava prescrito, não podendo haver um novo julgamento, sugerindo a anulação da pena e, consequentemente, a extinção do processo.
Com isso, o julgamento foi anulado em função de irregularidades identificadas no processo de 1989. Além da decisão pela anulação, a juíza responsável determinou uma indenização a Cuca em 13 mil francos suíços (R$ 75 mil reais). As cifras foram reduzidas a 9500 francos (R$ 55,2 mil) após descontos dos casos processuais.
Vale ressaltar que a decisão não inocenta Cuca, apenas anula a sentença e extingue o processo, sem entrar no mérito de culpa ou inocência.