Mais uma vez valeu a aposta do técnico Oswaldo de Oliveira na juventude do Botafogo. Ele escalou o estreante Hyuri, de 21 anos, e o até então desconhecido meia, que chegou ao clube há 20 dias, fez uma partida marcante e acabou como o grande nome do time na vitória sobre o Coritiba por 3 a 1, nesta quinta-feira, no Maracanã, pela 18.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ele fez dois gols, um deles muito bonito, no qual deu quatro dribles em três adversários antes de concluir.
O resultado levou o Botafogo à terceira colocação - tem agora 33 pontos ao lado do Atlético Paranaense, mas fica atrás no saldo de gols. Mais do que isso, mostrou a capacidade até agora da equipe em se renovar. No início da temporada, Fellype Gabriel era o dono da posição no meio e ajudou bastante na campanha do título do Campeonato Carioca. Fellype Gabriel deixou o Botafogo e Oswaldo de Oliveira passou a utilizar Andrezinho no setor. Mas o jogador também saiu do clube alvinegro.
Já no Brasileirão, a torcida carioca foi apresentada a Vitinho, formado na categoria de bases do Botafogo. Ele desequilibrou em várias partidas, mas foi negociado na semana passada para o CSKA Moscou, da Rússia. Oswaldo de Oliveira não se desesperou. Chamou Hyuri, contratado por empréstimo junto ao Audax, do Rio de Janeiro, em agosto, e disse para o jovem atleta: você vai enfrentar o Coritiba. O arisco jogador não sentiu o peso da camisa na estreia. Não participou do primeiro gol, de Rafael Marques. Mas, em seguida, aproveitou cruzamento do atacante e fez de cabeça 2 a 0.
No início do segundo tempo, Hyuri deu um show e estonteou a zaga do Coritiba. Cercado por três, driblou para um lado, para o outro e chutou com precisão. Não se conteve, correu para comemorar com a torcida e levou cartão amarelo. Depois, o goleiro Renan fez pênalti em Gil e foi expulso. Alex cobrou e diminuiu. No final, Seedorf levou o terceiro cartão amarelo e vai desfalcar o Botafogo contra o Criciúma, neste domingo, fora de casa.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 3 x 1 CORITIBA
BOTAFOGO - Renan; Edílson, Bolívar, Dória e Julio César; Marcelo Mattos, Gabriel (Lucas Zen), Seedorf e Hyuri (Octávio); Rafael Marques e Elias (Milton). Técnico: Oswaldo de Oliveira.
CORITIBA - Vanderlei; Victor Ferraz, Luccas Claro, Chico e Diogo; Willian, Gil (Lincoln), Vitor Júnior e Alex; Geraldo (Maykon) e Julio César (Bill). Técnico: Marquinhos Santos.
GOLS - Rafael Marques, aos 13, e Hyuri, aos 40 minutos do primeiro tempo; Hyuri, aos 5, e Alex (pênalti), aos 12 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS - Gabriel, Seedorf e Hyuri (Botafogo); Luccas Claro, Gil e Vitor Júnior (Coritiba).
CARTÃO VERMELHO - Renan (Botafogo); Maykon (Coritiba).
ÁRBITRO - Fabrício Neves Correa (RS).
RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.
LOCAL - Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).