Ex-jogador de futebol americano O. J. Simpson morre vítima de câncer; relembre trajetória
Aposentado em 1979, ele voltou aos holofotes quinze anos depois, quando foi julgado e absolvido pelo assassinato da ex-mulher
Morreu nesta quarta-feira (10), aos 76 anos, em Las Vegas, nos Estados Unidos, o ex-jogador de futebol americano O.J. Simpson. Segundo a família do ex-atleta, a morte ocorreu em decorrência de um câncer.
Aposentado em 1979, o ex-atleta voltou aos holofotes quinze anos depois. Em 1994, foi julgado e absolvido por duplo assassinato: da ex-mulher, Nicole Brown Simpson, e do amigo dela, Ron Goldman. Simpson era suspeito de ter matado os dois, a facadas. O julgamento ganhou grande destaque da mídia mundial.
Simpson voltou aos noticiários em 2008, quando foi acusado de realizar um assalto à mão armada e sequestro de um colecionador em Las Vegas. Na ocasião argumentou que estava tentando recuperar itens pessoais, mas acabou condenado e cumpriu 13 anos de prisão, sendo nove em regime fechado e quatro em liberdade condicional. Por bom comportamento, teve a pena reduzida algumas vezes até ser libertado ao fim de 2021.
A história do ex-running back rendeu diversas produções. Um deles é o documentário O.J.: Made in America, produzido pela ESPN filmes. A obra traz um retrospecto da vida de Simpson, apresentando bastidores do julgamento, incluindo entrevistas exclusivas de amigos e advogados envolvidos no caso.
Outra produção foi o livro American Crime Story: O Povo Contra O.J. Simpson, escrito por Jeffrey Toobin. O autor acompanhou de perto o julgamento do ex-atleta. A obra inspirou o roteiro da série FX, que leva o mesmo nome, e ganhou nove prêmios Emmy.
Carreira
Natural de São Franciso, na Califórnia, Orenthal James Simpson construiu uma sólida carreira na NFL. O ex-running back foi draftado pelo Buffalo Bills em 1968. Dez anos depois, foi jogar pelo San Francisco 49ers, onde se aposentou.
Apesar de não ter ganho um Super Bowl, o ex-jogador foi o maior corredor da Liga por 4 temporadas e também alcançou o feito de correr mais de 200 jardas em 6 jogos, marca que até hoje não foi alcançada.
*Estagiário sob supervisão de Valeska Amorim
Leia mais