Experiência e 'fator casa' foram trunfos de Soares e Melo para bater equatorianos na Davis

Henrique André
hcarmo@hojeemdia.com.br
16/07/2016 às 19:33.
Atualizado em 16/11/2021 às 04:20

(Henrique André/Hoje em Dia)

O último desafio oficial da dupla Marcelo Melo e Bruno Soares em terras brasileiras, antes dos Jogos Olímpicos, não foi nada fácil. Jogando em casa, neste sábado (16), os tenistas mineiros tiveram bastante dificuldade para superar os equatorianos Emilio Gómez e Roberto Quiroz, e colocar o país em vantagem no duelo do grupo sul-americano da Copa Davis, torneio de seleções mais importante do mundo. Apesar da inferioridade técnica em relação aos brasileiros, os gringos impuseram ritmo ao duelo e não venderam fácil a derrota por 3 a 1 (6-7; 6-3; 6-3 e 6-2).

"Eles entraram sem muita responsabilidade, sem muita coisa a perder. São muito mais franco atiradores do que a gente. Conseguiram usar isso no primeiro set, mas muito mais por a gente demorar a acertar a mão do que por mérito. Eles não tiveram nenhum break-point e a gente sempre ali tendo as nossas oportunidades. A gente fez uma grande partida, principalmente nos outros três sets", comentou Soares.

No primeiro set, Gómez e Queiroz, números 317º e 434º do mundo, respectivamente, erraram bem menos que os rivais e largaram na frente, calando o público mineiro que lotou a arena da rua da Bahia. O susto, porém, foi o suficiente para acordar os belo-horizontinos, em quadra e nas cadeiras.

"A gente começou jogando bem, com um pouquinho mais de erros porque eles também estavam bem. Usando um pouco da nossa experiência, eles viram que a gente estava jogando nosso melhor nível. Mudamos a estratégia de jogo, começou a funcionar e, mesmo com o 7 a 6, eles sentiram bastante. Conseguimos controlar o emocional, mesmo perdendo o primeiro set em casa. Isso nos fez melhorar bastante o nosso ritmo durante o jogo", observou Melo.

Recuperação
Nas duas parciais seguintes, Bruno e Marcelo, 8º e 6º melhores em duplas do planeta, nesta ordem, minimizaram os erros e conseguiram envolver a dupla adversária. Com duplo 6-3, os donos da casa retomaram a confiança e seguiram para jogar a pá de cal e derrotar os gringos no quarto set; o mais fácil de todos.

“A gente ficou feliz por ter dado esse ponto ao Brasil, ainda mais jogando em casa. Amanhã tem mais um ponto e estaremos na torcida”, acrescentou o tenista.

Com a vitória nas duplas, o Brasil passou à frente no placar e precisa de apenas uma vitória para dar mais um passo rumo aos playoffs do grupo mundial da Davis. Passando por esta fase, os tupiniquins terão pela frente um dos derrotados das eliminatórias do Grupo Mundial, que têm Sérvia x Inglaterra, Itália x Argentina, República Tcheca x França e Estados Unidos x Croácia.

Neste domingo (17), Thomaz Bellucci encara Emílio Gomez. Caso não garanta o triunfo, a felicidade verde e amarela ficará nas mãos de Rogerinho Silva, que vem de derrota na estreia. Ele terá pela frente o equatoriano Roberto Quiroz.Confira a cobertura completa, feita pelo snap oficial do HD (@jornalhojeemdia): 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por