Líder do ranking da ATP, Roger Federer será o responsável por abrir a participação da Suíça nos playoffs da Copa Davis, em duelo contra a Holanda, em Amsterdã, que começa a ser disputado nesta sexta-feira. O astro reconhece a sua condição de favorito e líder da equipe suíça no confronto, mas revelou preocupação com a adaptação ao saibro.
"Obviamente, nós estávamos em quadras rápidas já há algum tempo", disse o número 1 do mundo. "Agora nós estamos indo para uma quadra de saibro muito lenta, ao ar livre, provavelmente em condições de frio. É uma questão de ter êxito e não perder, eu sendo o grande favorito na maioria dos jogos", completou o suíço, que chegou a ser dúvida para o duelo e só se juntou aos seus companheiros na quarta.
Nesta sexta-feira, Federer vai abrir o duelo contra a Holanda diante de Thiemo de Bakker, 159º colocado no ranking da ATP. Em seguida, o suíço Stanislas Wawrinka, número 17 do mundo, vai encarar o holandês Robin Haase, 50º colocado no ranking.
No sábado, Federer e Wawrinka, que foram campeões olímpicos em 2008, disputam partida de duplas contra Haase e Jean-Julien Rojer. Os duelos de simples se invertem no domingo. Haase encara Federer e Bakker e Wawrinka encerram o confronto.
A Suíça foi derrotada na primeira rodada do Grupo Mundial da Davis pelos Estados Unidos e busca a vitória para permanecer na elite, que não tem a participação da Holanda desde 2009.
http://www.estadao.com.br