Grande favorito, o suíço Roger Federer teve mais dificuldade que o esperado, mas venceu nesta sexta-feira e avançou às semifinais do Torneio de Istambul. Diante do 62.º do ranking, o espanhol Daniel Gimeno-Traver, o cabeça de chave número 1 passou por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (7/3), 6/7 (5/7) e 6/3, em 2h27min de partida.
Federer já sabe quem será seu adversário na luta por uma vaga na decisão no torneio turco. Ele terá pela frente o argentino Diego Schwartzman, número 63 do mundo, que passou pelo colombiano Santiago Giraldo. Em 1h50min, o argentino cabeça de chave número 8 fez 2 sets a 1, de virada, com parciais de 0/6, 6/2 e 6/2.
Diante de Federer, Schwartzman tenta chegar à sua primeira decisão em um torneio de ATP. Realidade bem diferente em relação à do suíço, que pode disputar sua 127.ª decisão na carreira e tenta levantar seu 85.º troféu. Em Istambul, no entanto, o número 2 do mundo nunca venceu.
Em sua primeira partida diante de Gimeno-Traver, Federer suou bastante. Depois de dois sets bastante disputados, cada um com uma quebra para cada lado, o suíço só conseguiu arrancar na parcial de desempate. Ele confirmou o único break point que teve, sobreviveu aos quatro que cedeu, e arrancou para a vitória.