Festa da velocidade em Curvelo: Fraga e Maurício vencem em dia de casa cheia

Rodrigo Gini - enviado especial
Hoje em Dia - Curvelo
20/11/2016 às 16:20.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:44

(Fábio Davini/Vicar/divulgação)

Uma festa dentro e fora da pista. A primeira etapa do Brasileiro de Stock Car em Minas nos 38 anos da categoria mostrou que valeu a pena esperar. O público lotou o Circuito dos Cristais, em Curvelo, e aproveitou cada minuto da ação, do trabalho das equipes e da oportunidade de acompanhar de perto a principal categoria do automobilismo brasileiro. Já as feras deram show na pista, encheram de elogios o mais novo circuito do país e esperam voltar muitas vezes. Ainda que reste muito a fazer em torno do traçado de 4.420m - as áreas de escape receberão grama, brita e muitas das sugestões recolhidas ao longo do fim de semana serão postas em prática pelos proprietários do empreendimento, o que é normal em se tratando de uma pista nova - as surpresas para quem não conhecia a estrutura foram totalmente positivas, com condições ideais para o espetáculo da velocidade.

E espetáculo não faltou nas duas corridas - a primeira com 45 minutos, mais uma volta e a segunda com meia hora, mais uma volta, separadas por um intervalo de 20 minutos. A começar pela disputa entre Felipe Fraga e Rubens Barrichello, líder e vice-líder do campeonato, que dividiam a primeira fila na prova inicial e, já na largada lançada, começaram um bom duelo. Rubinho chegou a assumir a liderança, mas o adversário, que havia feito a pole, deu o troco, sempre na freada da curva 1. Freada, aliás, responsável pelo principal acidente do fim de semana, logo nos primeiros metros, com vários toques e carros danificados ou obrigados a desviar pela terra para escapar da confusão.

Fraga acabou contando com a ajuda do companheiro de equipe Marcos Gomes, que superou o ex-piloto de F-1 e garantiu a dobradinha da Cimed Racing, com Barrichello completando o pódio. A incógnita para a corrida seguinte era o consumo de combustível - se haveria como completar toda a distância sem reabastecimento de combustível. Com as 10 primeiras posições da prova anterior invertidas no grid, a segunda corrida não economizou em emoção e incerteza. Um grupo compacto se mantinha na ponta, com Fraga seguindo Rubinho de perto, enquanto Diego Nunes comandava o pelotão.

No jogo de xadrez do campeonato, que será decidido no domingo, em Interlagos, Fraga e sua equipe optaram pelo pitstop, esperando que Rubinho fizesse o mesmo. Não foi o caso, e ele abriu a última volta na frente, com grande chance de assumir a liderança no campeonato. Estratégia que quase deu certo: o combustível acabou na subida da reta dos boxes, a metros da bandeirada. E Ricardo Maurício, bicampeão da categoria, e que levou o carro para passear no Mirante das Mangabeiras, quinta-feira, acabou conquistando uma suada vitória, depois de largar em último na primeira corrida. "Pelo visto deu sorte", brincou. "Desde o começo meu objetivo era economizar combustível para crescer na segunda corrida. Ainda devem ter sobrado uns três ou quatro litros no tanque", festejou Ricardinho que, depois dos problemas no começo da temporada, tinha como objetivo terminar o ano ao menos uma vez no alto do pódio, o que conseguiu, ainda por cima num novo traçado. Fraga depende apenas de um 12º lugar em Interlagos, dia 11, para se sagrar campeão inédito. E a calorosa acolhida de Curvelo e da torcida mostrou que essa foi apenas a primeira visita de muitas.

Brasileiro de Stock Car
Penúltima etapa - Circuito dos Cristais (Curvelo)
Primeira corrida

1) Felipe Fraga (TO/Cimed)
2) Marcos Gomes (SP/Cimed)
3) Rubens Barrichello (SP/Full Time)
4) Allam Khodair (SP/Full Time)
5) Átila Abreu (SP/Shell Racing)
Segunda corrida
1) Ricardo Maurício (SP/RC Eurofarma)
2) Tuka Rocha (SP/RZ Motorsport)
3) Daniel Serra (SP/Red Bull Mattheis)
4) Valdeno Brito (PB/TMG Racing)
5) Denis Navarro (SP/Vogel)

 Ronco dos motores da Stock Car agita circuito de Curvelo

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por