A Fifa realizará o primeiro Mundial de Clubes Feminino em 2026 com a participação de 16 clubes. De acordo com a entidade máxima do futebol, a intenção é que o torneio aconteça a cada quatro anos. A informação aconteceu nesta quarta-feira (15), em reunião realizada em Bangcoc, na Tailândia.
Dentre as vagas disponíveis, a Conmebol revelou que deseja contar com quatro vagas. Com isso, grandes chances do Brasil ser representado por duas equipes, já que se destaca na América do Sul com o Corinthians, tricampeão da Libertadores. Palmeiras e Ferroviária são outras equipes que se destacam no cenário continental. Vale ressaltar que das cinco últimas edições da Libertadores, o Brasil faturou todas.
Na Europa, Barcelona e Lyon são as equipes que dominam. Juntos, os dois times venceram 10 edições da Liga dos Campeões desde 2011. As duas equipes farão a final da atual edição, no dia 25 deste mês, em Bilbao, na Espanha.
O presidente da Fifa, Gianni Infantino afirmou que o futebol feminino será cada vez mais valorizado. O dirigente também apresentou um conjunto de medidas visando os direitos das jogadoras que são mães, o respeito ao descanso das atletas e um calendário mais adequado.
"O calendário de jogos internacionais femininos e as alterações subsequentes aos nossos regulamentos representam um marco importante no nosso compromisso de levar o futebol feminino para o próximo nível, aumentando a competitividade em todo o mundo, especialmente nas regiões onde o futebol feminino é menos desenvolvido e protegendo o bem-estar das jogadoras", declarou o presidente da Fifa.
Leia mais