A Fifa e o Comitê Organizador Local (COL) vão anunciar nesta quinta-feira, a partir das 10h, as cidades-sedes da Copa das Confederações de 2013. Belo Horizonte está confirmada, e a principal dúvida é se Recife permanecerá na lista, pois apresenta o estádio com menor percentual de obras concluídas – cerca de 70%.
Também estão à espera da ratificação da Fifa como cidades-sedes o Rio de Janeiro, que receberá a final, Brasília, onde será a abertura, Salvador e Fortaleza.
De todas, as que menos preocupam a Fifa são as capitais mineira e cearense. Nesta semana, a entidade internacional fez uma última inspeção nas outras quatro. Como o Mineirão e o Castelão já ultrapassaram 84% e 92% das obras, respectivamente, a entidade não teme atrasos em Belo Horizonte e Fortaleza.
Além da confirmação dos locais do jogos da Copa das Confederações, que será disputada de 15 a 30 de junho de 2013, também serão anunciados os preços e as formas de venda dos ingressos.
No museu
O local escolhido para o anúncio é o Museu do Futebol, em São Paulo. Estão confirmadas as presenças do presidente do COL, José Maria Marín, do ex-jogador Ronaldo, integrante do Conselho de Administração do COL; do diretor de marketing da Fifa, Thierry Weil, responsável por assuntos relativos a ingressos; e do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, entre outros.
O secretário extraordinário da Copa do Mundo em Minas Gerais, Tiago Lacerda, acredita que, caso Recife seja cortada – três jogos estão planejados para a cidade –, Brasília deverá receber mais duas partidas e o Rio de Janeiro, uma.
No entanto, não está descartada a hipótese de Belo Horizonte sediar mais um jogo da Copa das Confederações.
Nesta semana, porém, Rebelo garantiu que todas as seis cidades estão garantidas no torneio, considerado preparatório para o Mundial de 2014.
Estrelas
A Copa das Confederações terá quatro campeões da Copa do Mundo: a Espanha, vencedora na África do Sul, em 2010, a Itália, o Uruguai e o anfitrião Brasil.
Também já garantiram vaga na competição os campeões continentais México, Japão e Taiti. O representante africano será conhecido no início de 2013.