Fifa suspende sul-coreano após incidente na Olimpíada

AE-AP
03/12/2012 às 15:08.
Atualizado em 21/11/2021 às 19:01

A Fifa anunciou nesta segunda-feira (3) a aplicação de uma suspensão de duas partidas ao jogador sul-coreano Park Jong-woo, punido ainda com uma multa de 3.500 francos suíços (cerca de US$ 3.800) por sua participação de um incidente diplomático ocorrido durante a Olimpíada de Londres.

O atleta sul-coreano de 23 anos acabou sendo punido por ter exibido uma faixa, entregue a ele por um torcedor, que continha a frase "Dokdo é nosso território", em alusão a uma disputa territorial entre a Coreia do Sul e o Japão. Ele exibiu a faixa depois de o seu país derrotar os japoneses por 2 a 0, no jogo que valeu a medalha de bronze no futebol masculino dos Jogos Olímpicos de 2012, no último dia 10 de agosto.

Por meio de comunicado publicado em seu site oficial, a Fifa disse que o comportamento de Park Jong-woo "não pode ser tolerado" e advertiu formalmente a Associação Sul-Coreana de Futebol pelo ocorrido.

Agora resta saber se o Comitê Olímpico Internacional (COI) poderá retirar a medalha de bronze conquistada pelo atleta, pois a entidade, assim como a Fifa, não permite atitudes de caráter político em campo durante as competições que são realizadas sob a sua chancela.

Dirigentes da Coreia do Sul, porém, defenderam Park Jong-woo e disseram que ele apenas apanhou a faixa que foi atirada ao gramado das arquibancadas. E, semanas após o fato polêmico ocorrido na Olimpíada, o meio-campista foi convocado para defender o seu país nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014.

Punido, o jogador sul-coreano terá de cumprir os dois jogos de suspensão diante do Catar, em casa, no dia 26 de março, e contra o Líbano, em 4 de junho, longe do seus domínios, ambos pelas Eliminatórias do Mundial.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por