Chegou o dia de conhecer os dois times que disputarão a grande final do Campeonato Mineiro de Futebol Americano. Neste sábado (14), a partir de 14h, serão disputadas as duas semifinais da competição.
Em Belo Horizonte, o Minas Locomotiva recebe o Uberlândia Lobos no SESC Venda Nova (Rua Dr. José Felix Martins, 1246, Mantiqueira), já em Pouso Alegre, no Estádio Manduzão, o Pouso Alegre Gladiadores recebe o Get Eagles. Os vencedores das semifinais fazem, no próximo dia 28, a final da competição.
Leia mais
Definida data, horário e locais das semifinais do Mineiro de Futebol Americano
Em busca de conquistar o tricampeonato estadual, o Minas Locomotiva garantiu a vantagem de jogar em casa contra o Uberlândia Lobos por ter se classificado em primeiro lugar do grupo A, vencendo seus dois jogos, contra o Get Eagles e contra o Timóteo Titans.
Já o Uberlândia se classificou em segundo lugar no Grupo B, após ter derrotado o Uberaba Zebus e perdido para o Pouso Alegre Gladiadores.
A partida também é considerado o clássico mais antigo do estado, já que desde 2008, ano da fundação dos Lobos os times se enfrentam. Fundado em 2006, o Locomotiva completa neste ano 10 anos de existência.
“Tem muito tempo que jogamos um contra o outro, mas isso no fim das contas é apenas um dado. Como o futebol americano é um esporte amador, um há muita rotatividade de jogadores, por isso, não devemos olhar para trás, pensando que vamos enfrentar o mesmo time dos anos anteriores”, avalia o quarterback Gabriel Tordoya, do Locomotiva.
Na outra semifinal, os Gladiadores terão a vantagem do mando de campo por ter vencido seus dois jogos no Grupo B. Mas o duelo será marcado pelo encontro de dois dos melhores quarterbacks do futebol americano no Brasil.
Os Gladiadores são liderados pelo norte-americano Casey Frost que chegou a equipe neste ano, após passar por outros times do país. Já o Eagles, contratou o quarterback da seleção Álvaro Siqueira para a disputa da competição.
“Vai ser legal ter um duelo de forasteiros né. Eu e o Frost nos enfrentamos quando ele jogava pelo Corinthians e depois no Flamengo, enquanto eu sempre joguei pelo Vila Velha Tritões. Com certeza faremos um bom duelo”, garante Álvaro.
Apesar da diferença de idade dos times, os jogadores avaliam que a experiência não favorecerá o Gladiadores, já que apesar de ter apenas um ano e meio, o Eagles conseguiu em pouco tempo muita rodagem.
“Vai ser um jogo difícil. Apesar de ser um time novo, eles possuem jogadores com muita experiência que equilibram a partida. Alguns jogadores da seleção que foram contratados para essa competição e isso tem dado a rodagem que eles precisavam”, avalia Frost.
“Nosso time pode não ter muito tempo de fundação, porém tem muita experiência. Eu não estava, mas o time teve quase seis meses treinamentos com o técnico de defesa da seleção, o Cleyton Lovett, além de termos oportunidade de ver e jogar contra times dos outros países da América do Sul, no Sul-americano”, conclui Álvaro.