COPA DO MUNDO

Fora da Copa, Guilherme Arana passa por drama que foi vivido de Clodoaldo a Dani Alves; relembre

Alecsander Heinrick
@alecshmsahenrick@hojeemdia.com.br
Publicado em 10/09/2022 às 08:00.

Arana era o lateral-esquerdo mais pedido pela torcida brasileira (Lucas Figueiredo/CBF)

O Atlético confirmou na última quinta-feira que o lateral Guilherme Arana sofreu grave lesão no joelho e vai perder o resto da temporada, consequentemente, também a Copa do Mundo, onde era cotado para representar o Brasil. 

Guilherme Arana esteve presente nas últimas convocações de Tite para amistosos e para as eliminatórias. Ele disputava vaga principalmente com dois jogadores, que se transferiram na última janela justamente buscando mais minutos para tentarem ir à Copa: Alex Telles, agora no Sevilla-ESP e Renan Lodi, que foi para o Nottingham Forest-ING. O técnico Tite, da Seleção, revelou que conversou com Arana, que foi às lágrimas:

"Quando a gente falou com o Arana, a gente passou toda a energia. Que ele possa sair dessa situação espiritualmente mais forte, e que ele siga a carreira bonita que ele tem. É muito duro para mim falar com ele, comovente, de repente ele começou a chorar e eu não sabia o que fazer do outro lado. Aí ele disse para mim: 'tu me ensinou a ser corajoso, professor'"

Arana não será o primeiro jogador a perder uma Copa do Mundo por conta de lesão nas vésperas do torneio. No Brasil, isso é algo quase constante na história. O primeiro grande nome a ter sido cortado de uma Copa foi o volante Clodoaldo. Titular do “esquadrão” campeão de 1970, ele sofreu um estiramento na coxa antes do mundial de 74 e foi cortado por Zagallo. Em 82, foi a vez do atacante Careca, que sofreu estiramento na coxa e não disputou a Copa naquele ano.

Na Copa seguinte, em 86, foram duas situações: o meia Toninho Cerezo foi cortado por uma lesão na coxa, no entanto, ele conseguiu voltar a atuar antes do mundial acontecer e o corte dele foi visto como precoce; Já o lateral Leandro, do Flamengo, lesionou o joelho na véspera do embarque para o México, tanto que a delegação brasileira descobriu o ocorrido apenas no dia de viajar, quando o lateral não apareceu.

Em 1994, no ano do tetra, a Seleção Brasileira perdeu a sua dupla de zaga titular. Mozer foi cortado após um quadro de hepatite tóxica ser detectado. Já Ricardo Gomes sofreu lesão nos jogos preparatórios para a Copa. Na edição seguinte em 1998, foram três situações de corte: Juninho Paulista, que quebrou o tornozelo, se recuperou a tempo, mas já fora do radar de Zagallo; Márcio Santos, zagueiro titular em 94, mas que sofreu lesão e foi cortado, se recuperando poucas semanas depois do corte; e o mais famoso de todos, Romário, que já estava com a delegação do Brasil na França pronto para repetir a dupla Ro-Ro, com Ronaldo Fenômeno, mas lesionou a panturrilha e foi cortado, mesmo afirmando que iria se recuperar para os jogos decisivos - de fato se recuperou.

Neste século, dois casos chamaram mais atenção. Em 2002, o capitão do time, Emerson, foi cortado dias antes da Copa por conta de uma lesão no ombro sofrida em um rachão, quando brincou de ser goleiro. Já na última Copa, em 2018, Daniel Alves acabou ficando de fora após uma lesão no joelho pouco antes do início da Copa.

Mais jogadores vão perder a Copa

Para 2022, além de Guilherme Arana, outros jogadores já sabem que perderão a Copa por lesão. Como o meia Wijnaldum, da Roma-ITA e da seleção holandesa, que fraturou a tíbia, o atacante Jesús Corona, do Sevilla-ESP e do México, que rompeu o ligamento do tornozelo, e o zagueiro Miles Robinson, dos EUA, que rompeu o tendão de Aquiles. Paul Pogba, atual campeão do mundo pela França e hoje jogador da Juventus-ITA, também pode perder o mundial após passar por cirurgia no menisco.

Vale lembrar que a temporada europeia acabou de começar e a brasileira terá seu fim semanas antes da Copa, com isso, outros jogadores ainda podem perder a competição por lesão.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por