O Museu Brasileiro de Futebol (MBF) participa desta terça-feira (17) até domingo (22), da 14ª Semana de Museus, evento promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e que reúne espaços museológicos de todo país.
O tema desta edição do evento é “Museus e Paisagens Culturais” e pretende discutir sobre o espaço geográfico das cidades e a questão cultural. Como um dos objetivos do MBF é propiciar aos seus visitantes uma imersão ao universo do esporte mais popular do planeta, o futebol de várzea e sua relevância nos espaços urbanos ganhará destaque no Gigante da Pampulha.
Nesta quarta-feira (18) o MBF, em parceria com a Fundação Municipal de Cultura e a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, abrirá a exposição fotográfica “Futebol Amador: Patrimônio e Paisagem Cultural”, com um olhar do fotógrafo Pedro Vilela sobre o futebol de várzea em Belo Horizonte.
Serão expostas 11 fotografias que retratam o entorno dos campos, os atletas e os times, com o objetivo de debater o futebol amador como um patrimônio cultural e urbano da cidade. A exposição será aberta ao público às 14h e ficará em cartaz até o final de junho.
Outro atrativo da programação da 14ª Semana de Museus, serão as inserções do Educativo do MBF na exposição fotográfica temporária, propondo uma imersão e reflexão das questões que envolvem o futebol amador como um patrimônio urbano e cultural, com o uso de mapas e outros recursos. Essa atividade acontecerá desta terça-feira (17) até domingo (22).
A iniciativa tem por objeto subsidiar tanto o desenvolvimento das políticas públicas de esporte, quanto as medidas voltadas para o registro e a preservação do patrimônio cultural do município.