Futebol perde hoje o talento de Alex

Gláucio Castro - Hoje em Dia
07/12/2014 às 10:00.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:17

(Lucas Prates - 30/11/14)

Vanderlei Luxemburgo cita a inteligência. Luiz Felipe Scolari fala do talento. Para os torcedores do Cruzeiro, ele já está imortalizado como um dos maiores camisas 10 que passaram pela Toca da Raposa.

Os milhares de torcedores que vão lotar o Estádio Coutto Pereira, em Curitiba, na tarde de hoje, assistirão ao último capítulo da vitoriosa história de Alex, um meia diferenciado dentro e fora de campo. A partida contra o Bahia, às 17h, será a última dele antes de pendurar as chuteiras.

Aos 37 anos, este paranaense com jeito mineiro viveu um dos grandes momentos de sua carreira em Belo Horizonte, onde ganhou o apelido de Talento Azul. Defendeu o Cruzeiro em duas oportunidades e foi o maestro da Tríplice Coroa, em 2003, sob o comando de Luxemburgo.

“O ano de 2003 foi diferente de todos que eu tive na minha carreira”, não cansa de repetir ao comentar o feito.
Com a camisa do Cruzeiro, ele esteve em campo em 121 partidas, marcou 64 gols e deu 61 assistências, sua especialidade. Desde a estreia, em 2 de abril de 1995, pelo Coritiba, ele estufou as redes 422 vezes em 1.034 jogos, além de 356 assistências. Números que ele espera ampliar hoje.

Após sua passagem vitoriosa pela Toca da Raposa, Alex se transferiu para o futebol turco, onde fez um contrato milionário e também se tornou ídolo, com direito até a estátua no Fenerbahçe, clube que defendeu por oito temporadas. Em sua volta ao Brasil, chegou a negociar com a diretoria do Cruzeiro, mas acabou cedendo à pressão da família e voltou para o clube que o revelou.

Na manhã de ontem, aconteceu o penúltimo ato da grande carreira de Alex. Milhares de pessoas foram ao Couto Pereira, que teve portões abertos, para acompanhar o último treino do camisa 10. Após a movimentação, que teve até gol de bicicleta, Alex levou a torcida do Coxa ao delírio ao distribuir vários autógrafos. Torcedores exibiam faixas de agradecimento ao ídolo, enquanto câmeras fotográficas e celulares registravam tudo.

A aposentadoria de Alex está mexendo com o mundo do futebol. Durante toda a semana, jogadores, ex-atletas e treinadores não cansaram de exaltar as qualidades do meia.

“Alex, sem dúvida, foi um dos grandes jogadores com quem eu tive o prazer de trabalhar e dirigir”, garantiu Zico.
Desde que anunciou a ideia de pendurar as chuteiras no fim desta temporada, Alex vem utilizando sua conta no twitter para agradecer e se despedir.

Em uma das últimas postagens, ele diz: “Obrigado ao futebol por tudo que me ofereceu. Mas chegou ao fim minha carreira! Mais uma partida domingo para eu comemorar no Couto Pereira! Obrigadão a todos os torcedores que sempre me trataram muito bem. Obrigado Coritiba, Palmeiras, Cruzeiro, Flamengo e Fenerbahçe”.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por