Até 2025

Gabigol é suspenso do futebol por dois anos após fraude no antidoping

Decisão de tirar o jogador do Flamengo dos gramados cabe recurso

Bernardo Haddad*
@_bezao
Publicado em 25/03/2024 às 18:36.Atualizado em 25/03/2024 às 18:50.

O atacante Gabigol, do Flamengo, foi suspenso do futebol por dois anos após fraude no exame antidoping. O julgamento do atleta foi concluído nesta segunda-feira (25), pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD). Ainda cabe recurso. 

De acordo com o regulamento, a pena do atleta começou a valer em 8 de abril de 2023, quando o camisa 10 do rubronegro teria dificultado a realização do exame. Ele não seguiu os procedimentos adequados. Assim, o atacante ficará impedido de jogar até abril de 2025. 

Gabigol foi incluído no artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que se refere a "fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle". O código prevê punição de até quatro anos em caso de condenação.

Flamengo recebeu a punição com "surpresa"

Após o julgamento de Gabigol, o Flamengo revelou que recebeu a suspensão do atacante com surpresa. De acordo com o clube, "não houve fraude nem tentativa" por parte do jogador. 

O clube ainda destacou que irá auxiliar o jogador em todos os processos do recurso à Corte Arbitral do Esporte (CAS).

Leia a nota na íntegra do Flamengo

"O Clube de Regatas do Flamengo, tomando conhecimento do resultado do julgamento do seu atleta Gabriel Barbosa, no sentido de aplicação de pena de suspensão de 2 anos, até abril de 2025, por 5 votos pela condenação e 4 pela absolvição, vem a público dizer que recebeu com surpresa a referida decisão e que auxiliará o atleta na apresentação de recurso à Corte Arbitral do Esporte (CAS), uma vez que entende que não houve qualquer tipo de fraude, nem mesmo tentativa, a justificar a punição aplicada."

*Estagiário sob supervisão de Renato Fonseca 

Leia mais 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por