O técnico Levir Culpi será obrigado a tirar Dátolo da escalação do Atlético. Defensor do meia mesmo em atuações questionadas, o treinador foi obrigado a vetar o camisa 10 para o duelo contra o Avaí devido a uma dor na coxa direita. Sem o titular absoluto no esquema com um volante, o desafio será escolher entre duas opções táticas para jogo dessa quarta-feira, fora de casa.
Primeiro, Levir tem peças para a manutenção do 4-1-4-1, com apenas Rafael Carioca na contenção do meio de campo, com o auxílio de Luan e Giovanni Augusto na saída de bola. Assim, o “maluquinho” seria recuado em relação à disposição tática da partida contra o Vasco. Maicosuel e Carlos disputariam a vaga na ponta direita do ataque.
A outra escolha seria por um esquema mais conservador, longe dos próprios domínios, contra um adversário em boa fase. Leandro Donizete, neste caso, poderia comemorar o retorno ao time, já que havia sido sacado na reta final do Campeonato Mineiro. O camisa 8 até chegou a atuar diante do Vasco, tendo dificuldades de se adaptar ao ritmo da partida e errando passes na entrada da área. Contudo, são minutos que podem ter dado ao “general” a confiança de outrora.
Para o dono da última palavra na hora de escalar, o segredo para essa quarta-feira é a intensidade da equipe. Com isso, há uma tendência para que o time seja mais ofensivo, mesmo em Florianópolis. Tudo para conseguir a primeira vitória como visitante no Campeonato Brasileiro de 2015.
“Há uma série de fatores que dificultam jogar fora de casa. A pressão da torcida, por exemplo. Tivemos jogos importante neste ano fora de casa. Houve o jogo contra o Santa Fe, na Libertadores. Contra o Inter, foi intenso e bom também. Contra o Atlético-PR, tivemos uma presença boa. O time está regular, mas pecamos na finalização”, justificou Levir.
Nada definido
Na reapresentação do elenco, os atletas que participaram da vitória de 3 a 0 sobre o Vasco fizeram um treino regenerativo. Além do armador Dátolo, outra ausência será o meia-atacante Guilherme. Por conta do histórico de lesões, a precaução da comissão técnica é redobrada: o retorno deve acontecer só contra o Cruzeiro, no sábado.