Em 2009, quando livrou o Fluminense da degola, o técnico Cuca brincou que o clube das Laranjeiras havia “rebaixado os matemáticos”. Três anos depois, ele terá de quebrar os prognósticos novamente, mas desta vez ele está no comando do Atlético e conta com o Tricolor Carioca como o principal rival ao título do Campeonato Brasileiro e contra as possibilidades apontadas pelos números.
Segundo os dados do departamento de estatística da UFMG, o Fluminense tem 78,6% de chances de faturar o caneco ao fim da temporada. Seu maior rival na disputa, o Galo, teria 13,8%. O Grêmio, terceiro colocado no Brasileirão, aparece com 6,1% de possibilidades de levar o caneco para o Olímpico, enquanto o Vasco tem 1,4%. São Paulo e Internacional, que ocupam a quinta e sexta colocação, respectivamente, possuem menos de 1% de chance.
Já no estudo do matemático Tristão Garcia, do site InfoBola, apenas os quatro primeiros colocados têm chances reais de conquista a dez rodadas do fim. O Fluminense possui 82%, enquanto o Atlético tem 12% de possibilidade em levantar a taça. Por fim, Grêmio (5%) e Vasco (1%) seriam os outros concorrentes.
Libertadores
Se a disputa pela taça é complicada para o Galo, o mesmo não se pode dizer da possibilidade de conquista de uma vaga na próxima Libertadores. Brigando pela ponta da tabela, Fluminense (99%), Galo (91%), Grêmio (73%), estão bem contados na disputa. Vasco (27%), São Paulo (9%) e Internacional (1%) correm por fora, segundo os dados de Tristão Garcia.
O mesmo ocorre nos dados da UFMG, mas, desta vez, o Cruzeiro teria uma possibilidade quase remota de disputar o torneio continental no próximo ano. Segundo o levantamento, Fluminense (99,9%), Atlético (96,5%) e Grêmio (89,9%) estão quase lá. Vasco (67,4%), São Paulo (32,3%) brigariam pela quarta vaga, enquanto Inter (8,5%), Botafogo (3,7%) concorrem por fora. A Raposa, com chance de (0,25%) faz companhia a outros sete clubes que teriam remotas chances de conquistar a vaga.
Raposa tem chances de cair
É bom a Raposa abrir os olhos, pois ainda tem chances de ser rebaixada no Brasileiro. Segundo os números de Tristão, os favoritos à queda são Atlético-GO (99%) e Figueirense (98%). No entanto, a situação de Sport e Palmeiras também é complicada. Ambos amargam 79% de possibilidades disputar a segundona em 2013. O Cruzeiro, com 3%, faz parte de um grupo de oito clubes que ainda precisam abrir o olho para não chegar perto da zona da degola. Fazem parte da turma Coritiba (15%), Ponte Preta (9%), Flamengo (6%), Santos e Bahia (4%), Portuguesa (2%), Náutico e Corinthians (1%).
O panorama é semelhante no estudo dos matemáticos da UFMG. Segundo eles, o Cruzeiro ainda tem 5,6% de chance de figurar na zona da degola. Nada assustador se comparado ao Atlético-GO (97,7%), Figueirense (94,4%), Palmeiras (72,7%), Sport (67%) e Coritiba (21%). Porém, prevenir é o melhor caminho.