Um clássico onde tantos craques do futebol brasileiro - como Pelé e Ademir da Guia, só para lembrar dois - já brilharam e protagonizaram jogos memoráveis, pode ter novos talentos deixando sua marca neste domingo, às 16 horas, no estádio do Pacaembu, pela 14.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Leandro, Caio, Alan Santos e Giva são alguns dos candidatos a protagonistas de um Palmeiras x Santos que tem como destaque a ausência de estrelas e garotos sedentos por virar manchete.
No total, 12 jogadores estão fora, incluindo os destaques de cada time. Valdivia, Henrique, Kleber, Vilson, Souza e Maikon Leite (todos machucados) pelo Palmeiras, enquanto que Neymar, Montillo (ambos na seleção nacional), Marcos Assunção (machucado), Felipe Anderson e Patito Rodriguez (suspensos) e Miralles (fora de forma) desfalcam o rival alvinegro.
Olhando a lista de cada time, o Palmeiras parece levar uma leve vantagem, mas o técnico Gilson Kleina descarta o favoritismo, justamente por preocupação com a garotada santista. "Não dá para falar que será um jogo fácil. Os meninos que vão ser escalados estarão com fome e vão querer aproveitar a chance", avisou o palmeirense.
Mas a ausência de um jogador é comemorada pelos palmeirenses: Neymar. "O Santos tem um time de qualidade, mas é muito bom saber que o Neymar não vai jogar. É um problema a menos", comemorou o atacante Leandro, principal esperança de gols do time alviverde.
Já Muricy Ramalho acredita que o clássico será bom para testar a força e a personalidade dos meninos para saber com quem pode contar ao longo da temporada. "Perdi muitos jogadores e isso me dá possibilidade de testar a força do elenco. Os meninos estão aí esperando a chance. São jogadores de qualidade e vem mais gente nova aí", avisou o treinador, que chegou a balançar no cargo, dentre outros motivos, justamente por não dar oportunidade aos atletas da base.
Outro ponto em comum entre os clubes é que ambos ainda não perderam clássicos na temporada. O Palmeiras empatou com Corinthians (2 a 2) e São Paulo (0 a 0). O Santos venceu o São Paulo (3 a 1) e empatou com o Corinthians (0 a 0).
Gilson Kleina não fez mistério e já na última sexta-feira divulgou o time. Muricy Ramalho adotou a velha tática de esconder o jogo, mas é fato que a disputa estará entre garotos. Uma vaga está aberta e pode ser ocupada pelo volante Alan Santos, caso opte por uma formação mais defensiva, ou pelo atacante Neilton que ao lado de Giva aparecem como as novas promessas da base.
http://www.estadao.com.br