Richard Gasquet conquistou neste domingo (30) o seu primeiro título em 2012 ao vencer uma final entre tenistas franceses. Na decisão do Torneio de Bangcoc, na Tailândia, o número 14 do mundo e segundo cabeça de chave derrotou o compatriota Gilles Simon, 19º colocado no ranking da ATP, por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/1.
Gasquet não levantava um troféu desde a conquista do título do Torneio de Nice em 2010. Neste domingo, ele precisou de apenas 68 minutos para derrotar o campeão de 2009 em Bangcoc. Assim, faturou o sétimo título da sua carreira e se tornou o terceiro francês a ser campeão em Bangcoc - o outro foi Jo-Wilfried Tsonga, em 2008.
"Ele é um jogador francês e amigo meu. É um pouco estranho. Ganhei jogos difíceis esta semana. É bom para mim porque eu tinha que voltar a vencer duas vezes em uma semana", disse Gasquet. "É o meu sétimo título. Estou muito feliz".
Simon nunca venceu Gasquet e começou o sexto duelo entre os franceses com uma quebra de serviço no primeiro game, apesar de sofrer com uma lesão no joelho direito. Gasquet, porém, se recuperou rapidamente, fez 4/2 com duas quebras de serviço e fechou a parcial em 6/2 ao converter mais um break-point.
O domínio de Gasquet se repetiu no segundo set, com mais duas quebras de saque. Simon ainda salvou dois match points, mas não impediu o triunfo do compatriota por 6/1. Após o duelo, Simon disse que a lesão o afetou durante todo o jogo.
"Isto aconteceu logo antes da partida. Ele estava OK esta manhã. Mas quando eu comecei a aquecer antes do jogo, eu comecei a sentir alguma coisa lá", afirmou. "Estava difícil de jogar da forma certa o tempo todo. Quando você tem tantas lesões, é difícil, porque você simplesmente não sabe. Você tem que jogar com isto. Você não sabe se vai ser pior se você forçar".