Governo pode ter que investir mais no Independência

Bruno Moreno - Hoje em Dia
Publicado em 03/07/2013 às 07:39.Atualizado em 20/11/2021 às 19:42.

Após ter investido R$ 150 milhões na construção do novo estádio Independência, o Governo do Estado pode ter que gastar ainda mais recursos na arena, que é uma subsidiária da BWA. O dinheiro seria aplicado na construção de um prédio e na ampliação de vagas de estacionamento. A afirmação é do secretário municipal de Meio Ambiente e vice-prefeito, Délio Malheiros.

“Estamos discutindo quem vai pagar. São dois os pedidos de licença. Um feito pelo Estado, na implantação do empreendimento (em 28/8/09). E outro feito pela Arena Independência, na Licença de Operação (em 15/3/12). Todos têm responsabilidade no cumprimento da condicionante e queremos que ela seja cumprida, de maneira consensual”.

A declaração foi feita ontem, após reunião com representantes da Arena Independência (gestora do estádio), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Câmara dos Vereadores e de associações de moradores.

Ficou acertado no encontro que até o dia 17 de agosto, quando será realizada uma reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam), será definida qual a solução para a questão.

Segundo Malheiros, a primeira providência é mudar o texto das condicionantes. “Foi um conceito muito aberto. Não ficou definido, se foi quem pediu a Licença de Implantação (LI) ou a de Operação (LO). A verdade é que falta cumprir essa condicionante. Vamos encontrar uma solução. Ou um outro imóvel, um espaço público. (...) Não definiram o tamanho do prédio, onde seria o prédio, como seria esse prédio”, criticou. O secretário afirmou que a licença do estádio não será suspensa e os jogos já agendados serão realizados.

Demora na solução

Já o líder comunitário Adelmo Gabriel Marques, da associação Comunitária dos Amigos do Entorno do Estádio Independência, ficou satisfeito com o resultado, mas não deixou de criticar a demora na busca da solução.

“Me dou por satisfeito, porque realmente se procurou uma solução definitiva. Esse lenga-lenga se arrasta há muito tempo. Pela primeira vez estamos enxergando não só a boa vontade dos envolvidos, mas também uma solução prática”, afirmou.

A Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), por meio de nota oficial, informou ontem que representantes do Independência e da Secretaria municipal de Meio Ambiente se reuniram na terça-feira (2) para discutir o assunto e ficaram de apresentar propostas. “A Secopa-MG aguarda a formulação das propostas para uma avaliação”, diz a nota.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por