Grêmio conquista Libertadores e Galo comemora G-8 no Campeonato Brasileiro

Alexandre Simões
asimoes@hojeemdia.com.br
30/11/2017 às 00:13.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:57

(Eitan Abramovich/AFP)

Com um primeiro tempo irretocável, em que abriu 2 a 0 com facilidade, o Grêmio venceu o Lanús por 2 a 1, nesta quarta-feira (29), no Estádio La Fortaleza, em Lanús, na Grande Buenos Aires, e conquistou o tricampeonato da Copa Libertadores. Na ida, semana passada, em Porto Alegre, já tinha vencido por 1 a 0. E quem comemora também é o Atlético, pois com a conquista do time gaúcho, o Campeonato Brasileiro já tem um G-8, o que aumenta as chances do Galo de ir à competição sul-americana no ano que vem, pois a equipe de Oswaldo de Oliveira ocupa a décima colocação na Série A.

O futuro atleticano será decidido na última rodada, no próximo domingo, quando o Atlético recebe justamente o Grêmio, que por causa da conquista desta quarta-feira deve mandar a campo no Independência, às 17h, uma equipe reserva, pois o pensamento do clube gaúcho já está voltado agora para o Mundial de Clubes, que será disputado a partir de 6 de dezembro, nos Emirados Árabes Unidos. A estreia do Tricolor será dia 12, já nas semifinais.

A conquista gremista foi recheada de façanhas. O clube gaúhco igualou o Santos como único brasileiro a ganhar uma Libertadores dentro da Argentina, sendo que o Peixe fez isso em 1963, com Pelé e companhia. Além disso, Renato Gaúcho, comandante tricolor, passa a ser o primeiro brasileiro a vencer a competição como jogador e treinador, sendo que as duas façanhas foram alcançadas com o Grêmio. 

O jogo
No primeiro tempo, o Grêmio perdeu a chance de abrir uma goleada em cima do Lanús, tamanho o domínio gremista. Fernandinho abriu o placar aos 26 minutos, num contra-ataque, e Luan marcou um golaço aos 41, com direito a cavadinha na frente do goleiro Andrada.

Na etapa final, o Lanús chegou a diminuir, com Sand, que terminou a Libertadores como artilheiro, com 9 gols, mas não teve força nem técnica para superar o Grêmio, que na reta final da partida ainda teve o volante Ramiro expulso.

Depois, foi só fazer a festa no gramado do La Fortaleza, para satisfação do Atlético, que pode se aproveitar duplamente dessa conquista gremista.

A ficha do jogo

LANÚS 1
Andrada; José Gomez, Marcelino Moreno (Marcelo Herrera), Rolando García e Velázquez (Germán Denis): Marcone, Román Martínez, Pasquini e Alejandro Silva (Matías Rojas); Acosta e Sand.
Técnico: Jorge Almirón

GRÊMIO 2
Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Bressan (Rafael Thiere) e Bruno Cortez; Jailson, Arthur (Michel) e Ramiro; Luan, Lucas Barrios (Cícero) e Fernandinho.
Técnico: Renato Gaúcho

DATA: 29 de novembro de 2017
LOCAL: Estádio La Fortaleza, em Lanús, na Aregentina
MOTIVO: Jogo de volta da decisão da Copa Libertadores
GOLS: Fernandinho, aos 26, e Luan, aos 41 minutos do primeiro tempo; Sand, aos 27 minutos do segundo tempo
ARBITRAGEM: Enrique Cáceres, auxiliado por Eduardo Cardozo e Juan Zorrilla, todos do Paraguai
CARTÃO VERMELHO: Ramiro (Grêmio)
CARTÕES AMARELOS: Rolando García, Velázques e Alejandro Silva (Lanús); Marcelo Grohe, Edílson, Bruno Cortez e Jailson (Grêmio)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por