Guido bate recorde no Finkel e se garante em Mundial

Agencia Estado
22/08/2012 às 12:12.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:39

Depois de ter ficado fora da Olimpíada de Londres, Guilherme Guido voltou a nadar em grande estilo, nesta quarta-feira, no Troféu José Finkel de Natação, no Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo. O atleta do Pinheiros nadou os 50 metros costas em 23s31, e bateu o seu próprio recorde sul-americano, de 23s39, obtido na final do Mundial de Piscina Curta de Dubai, em 2010.

Com o feito desta quarta nas eliminatórias do José Finkel, Guido subiu ao topo do ranking mundial desta prova, antes ocupado pelo chinês Xiaolei Sun, que antes marcou o tempo de 23s34. A marca também assegurou ao brasileiro uma vaga no Mundial de Piscina Curta de Istambul, cujo índice exigido nos 50 metros costas é de 23s74 e será realizado em dezembro.

"Peguei uma semana de férias depois da Tentativa Olímpica e foi mais para descansar a cabeça do que a parte física porque não consegui a vaga olímpica. Se não tivesse esse Mundial (de Istambul) provavelmente tinha pegado umas férias maiores, mas decidi me motivar ou o ano tinha acabado. Gostei muito do tempo porque superou o meu tempo de finalista em Dubai (onde foi sexto colocado)", afirmou Guido, ao comemorar o seu desempenho.

Além de Guido, outro nadador que garantiu índice para o Mundial de Istambul foi Daniel Orzechowski, também do Pinheiros, que cravou 23s69 em uma bateria eliminatória anterior à disputada pelo recordista sul-americano nesta quinta. E o próprio nadador admitiu surpresa com o tempo que obteve nesta quarta.

"Não esperava esse tempo agora. Depois da Olimpíada o corpo não está tão cansado, mas a cabeça está. E segurar o polimento (descanso) está complicado. Mas foi bom ter conseguido logo e não deixar pra última seletiva (o Torneio Open, em novembro). Espero melhorar esse tempo ainda mais à noite (nas semifinais) ou na final. E se conseguir a vaga vou ao Mundial", disse.

Na prova feminina dos 50 metros costas, Etine Medeiros, do Flamengo, foi a melhor das eliminatórias desta quarta ao cravar o tempo de 27s72. Fabíola Molina, do Minas Tênis, ficou em segundo lugar, com 27s95. Nenhuma delas, porém, obteve o índice para o Mundial, que é de 27s13.

Já nas eliminatórias dos 100 metros medley, Flávia Delaroli, do Pinheiros, foi a melhor com o tempo de 1min03s72, seguida por Bruna Rocha, sua companheira de clube, com 1min04s21.

THIAGO PEREIRA AVANÇA EM 2.º - Nas eliminatórias masculinas da prova dos 100 metros medley, Henrique Rodrigues, do Fluminense, ficou em primeiro lugar ao cravar 54s24, enquanto Thiago Pereira, do Corinthians, veio logo atrás, com a marca de 54s38.

Medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Londres, Thiago havia conquistado na última terça o ouro na prova dos 400 medley do José Finkel, no qual também assegurou presença no Mundial de Istambul nesta prova. O nadador corintiano cravou o tempo de 4min01s91, superando com folga o índice de 4min06s96 para a competição que será realizada na Turquia.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por