Entre os dias 28 de julho e 4 de agosto, os nadadores brasileiros disputam o Mundial de Esportes Aquáticos de Barcelona. Um dos principais atletas da história do país no esporte, Gustavo Borges espera bons resultados da Seleção no palco de sua primeira medalha olímpica.
"Temos dois medalhistas olímpicos no grupo do Brasil e, com certeza, serão os lideres do grupo", analisa o ex-atleta, citando Cesar Cielo e Thiago Pereira.
"Estamos com resultados muito bons que foram feitos no Campeonato Brasileiro e com índices fortíssimos. Podemos considerar que temos uma equipe bem competitiva. A expectativa para esse Mundial é de participar forte e colocar o maior número de atletas nas finais. Assim, vamos ganhar musculatura para os anos seguintes", completa.
Para ele, a competição é uma ótima experiência para a renovada Seleção Brasileira logo no primeiro ano do ciclo olímpico dos Jogos do Rio-2016. "O Campeonato Mundial de Barcelona serve como um início de ciclo olímpico. Temos muitos atletas novos e com ótimas oportunidades de resultados", acrescenta.
A capital da Catalunha traz ótimas recordações a Gustavo Borges. Foi lá que ele, ainda aos 19 anos, conquistou a sua
primeira medalha olímpica, uma prata nos 100m livres da edição de 1992 dos Jogos. Por isso, o ex-nadador espera que os atletas que compõem a atual Seleção Brasileira obtenham o mesmo sucesso que ele na cidade.
"Conquistei minha primeira medalha olímpica e justamente na minha estreia nos Jogos. Tinha 19 anos e era o mais jovem da final. Barcelona me lembra sol, mar, experiências memoráveis e medalha. Espero que seja tão bom assim para os nadadores dessa Seleção Brasileira também", conclui.