Há 30 anos: Atlético enfrentava o Manchester United no primeiro 'título' de Sir Alex Ferguson

Frederico Ribeiro
fmachado@hojeemdia.com.br
04/08/2017 às 20:06.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:55
 (Divulgação/Fifa)

(Divulgação/Fifa)

Sir Alex Ferguson não havia completado nem um ano de Manchester United quando, num 5 de agosto de 1987, há exatos 30 anos, tinha o Atlético Mineiro pela frente. Na primeira pré-temporada a frente dos Reds Devils, um dos maiores treinadores da história encarava o Galo na decisão do "Manchester International Football Tournement". E aquele encontro antecipava uma temporada especial para os dois lados.

O mini-campeonato envolveu quatro equipes. Além do Atlético e do Man Utd, participaram o PSV e o Man City. Foi disputado em dois dias, 4 e 5 de agosto. Primeiro, o duelo doméstico foi favorável aos vermelhos (3x1). E o Galo despachou os holandeses pelo mesmo placar, com show particular do ponta Sério Araújo, autor de dois gols contra os de Eindhoven-HOL

Um dia depois, ainda no Estádio Maine Road, antiga casa do Manchester City, a final entre alvinegros e rubro-negros. Alex Ferguson no banco de um lado, o ex-meia-atacante Palhinha no comando dos brasileiros. O ex-camisa 10 de Cruzeiro e Galo daria lugar para Telê Santana, que assumiria o Galo antes da disputa da Copa União. 

Com a bola rolando, o Manchester United repetiu o placar contumaz daquele torneio. Venceu por 3 a 1, com hat-trick do atacante escocês Brian McClair, recém-contratado naquela época. Tita, das categorias de base do Galo, fez o gol de honra diante do Man Utd.

Aquele encontro se perdeu no tempo, pela pouca expressão do contexto. Mas na frieza da história, o Atlético, para todos os efeitos, foi a vítima do primeiro título de Sir Alex Ferguson. O escocês havia chegado ao Old Trafford em novembro de 1986, para arrumar a casa. Deixava o comando da Seleção Escocesa para fazer história. Comandando seu país natal, participou do Mundial do México (1986), cujo o treinador da Seleção Brasileira, curiosamente, era justo Telê Santana.Reprodução/Estado de Minas/Arquivo Atlético / N/A

Registro do jornal Estado de Minas de 6/8/1987 na derrota do Atlético para o Man Utd: cansaçoReprodução/Diário da Tarde/Arquivo Atlético / N/A

Matéria de Atlético 3x1 PSV no jornal Estado de
Minas. Holandeses seriam campeões europeus

ENCONTRO ANTES DO SUCESSO
Atlético e Manchester United deram sorte, um ao outro. Enquanto o Galo voltaria da excursão à Europa para fazer uma grande campanha na Copa União (se classificou como a melhor equipe, invicta, e só perdeu na semifinal para o Flamengo), o Man Utd terminaria o Campeonato Inglês como vice-campeão, atrás do Liverpool. Foi a melhor colocação dos Red Devils desde a edição 1979-1980.

Mas além da dupla finalista do "1º Torneio Internacional de Manchester", quem se deu bem no decorrer da temporada foi o PSV. Comandado por um jovem técnico Guus Hiddink e liderado em campo por Ronald Koeman, a equipe holandesa iria vencer a Champions League em maio de 1988. Posteriormente, iria contratar o atacante Romário, revelação do Vasco e seria vice-campeão mundial no fim daquele ano (perdeu para o Nacional-URU, nos pênaltis).

PRESSA PARA VIAJAR E EXCURSÃO EUROPEIA
O Atlético saiu correndo de Belo Horizonte para poder embarcar rumo a Manchester para o torneio internacional e outros amistosos no Velho Continente.

Dois dias antes da estreia contra o PSV, o Galo decidia o Campeonato Mineiro contra o Cruzeiro. Empate sem gols no primeiro jogo e a perda do título no dia 2 de agosto, por 2 a 0, no Mineirão. 

Além da Inglaterra, o Atlético ficaria mais duas semanas na Europa, fazendo amistosos. Passou pela própria Holanda, em Torneio de Roterdã; empatou em 2x2 com o Standard de Liège e perdeu para o Feyernoord por 2x1. Finalizou a digresão na Itália: 3x0 no Torino, 1x0 no Reggina e 2x1 no Palermo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por