Issa Hayatou foi reeleito, sem oposição, presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF) por um mandato de mais quatro anos à frente da entidade. O dirigente de 66 anos era candidato único na eleição da entidade, realizada no último domingo, em Marrakesh, no Marrocos.
Este será o sétimo mandato consecutivo de Hayatou, que é camaronês e recebeu das mãos do presidente da Fifa, Joseph Blatter, um certificado especial para comemorar o fato de que o dirigente completou 25 anos no comando da CAF, em 2012.
No último dia 5, o membro do Comitê Executivo da Fifa Jacques Anouma teve confirmada a sua exclusão da eleição presidencial da CAF. O dirigente marfinense chegou a apelar à Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês) para tentar concorrer com Hayatou, mas não teve sucesso, depois de a entidade africana recusar a candidatura de Anouma.
O marfinense ficou inelegível após o mandatário camaronês promover, em setembro do ano passado, mudanças nas regras da CAF para esta eleição, para a qual permitiria a participação apenas de membros ou ex-membros do Comitê Executivo da CAF no pleito. Por isso, Anouma acabou impedido de se candidatar, já que sua posição na Fifa lhe coloca como membro não votante no comitê.
http://www.estadao.com.br