História de Atlético x Vasco, no Mineirão, tem chapéu do Rei, 'Lei do Ex', doping e rebaixamento

Alexandre Simões
@oalexsimoes
Publicado em 02/10/2020 às 19:53.Atualizado em 27/10/2021 às 04:42.

Numa entrevista ao Globoesporte.com, em janeiro de 2017, quando completou 60 anos, Reinaldo fez o Top 5 dos gols mais bonitos da sua carreira. E na lista está um marcado sobre o Vasco, no Mineirão, em 26 de setembro de 1976, numa goleada do Atlético por 3 a 0, pelo Brasileirão.

O Rei recebeu a bola na área, matou no peito, Abel veio na marcação e levou um chapéu desconcertante, que o fez desequilibrar. O maior camisa 9 alvinegro finalizou de bate-pronto, de direita, sem chance para Mazaropi, abrindo o placar logo aos cinco minutos do primeiro tempo.

Atlético Vasco 2005 Mineirão

Em 2005, o rebaixamento atleticano aconteceu após um 0 a 0 com o Vasco, no Mineirão

Menos de três anos antes, outro grande centroavante atleticano, também revelado na base, tinha brilhado num Atlético x Vasco, no Mineirão. Em 18 de novembro de 1973, o Galo fez 2 a 1, de virada, nos vascaínos, em jogo pelo Grupo 1 da segunda fase do Campeonato Brasileiro. Os dois gols do time mineiro foram de Campos, na época com 20 anos.

Duas semanas antes, ele tinha levado uma joelhada na boca do zagueiro Renê, do Vasco, no jogo entre os dois clubes, na reta final da primeira fase. Ele perdeu três dentes, teve outros afetados e uma lesão no maxilar.

Seguiu jogando à base de medicamentos receitados pelo médico do Atlético na época. Um deles, o Dorflex, contém a efedrina, substância identificada na sua urina em 18/11/1973.

Uma semana depois, o resultado do exame saiu e ele foi suspenso, preventivamente, por 60 dias. Era o primeiro caso de doping no futebol brasileiro. No julgamento, Campos levou seis meses de suspensão. Quando voltou, nunca mais foi o mesmo.

O sofrimento fez o garoto que foi artilheiro do Campeonato Mineiro de 1973, com 18 anos, perder o brilho.

Num amistoso, em 1968, o Atlético perdeu de 2 a 1 para o Vasco e um dos gols dos cariocas foi de Buglê, que já tinha jogado no Galo e é o autor do primeiro gol da história do Mineirão, na vitória por 1 a 0 da Seleção Mineira sobre o River Plate, da Argentina, em 5 de setembro de 1965.

Rebaixamento

O momento mais difícil para o atleticano diante do Vasco, no Mineirão, foi vivido em 27 de novembro de 2005. O empate por 0 a 0 decretou o rebaixamento do Atlético à Série B.

Neste jogo, Romário ainda perdeu um pênalti, defendido por Bruno, na época uma promessa,  aos 16 minutos do segundo tempo.

CLIQUE PARA AMPLIAR

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por