Hora da verdade: Cruzeiro e Atlético abrem mês decisivo com clássico quente no Mineirão

Cristiano Martins
csmartins@hojeemdia.com.br
31/03/2017 às 18:39.
Atualizado em 15/11/2021 às 13:57

Para os gigantes mineiros, o 1º de abril não será um tradicional “Dia da Mentira”. Dois meses após a vitória celeste naquele que foi apenas o segundo compromisso oficial dos clubes neste ano, por 1 a 0, Cruzeiro e Atlético voltarão a se enfrentar neste sábado em um clássico quente e que abre “de verdade” a temporada 2017 para ambos.

Realizada às 16h, no Mineirão, a partida marca o início de um mês decisivo para as duas equipes em 2017. Entre os jogos pela reta final do Estadual (com semifinais nos dias 16 e 23, e o primeiro jogo da decisão no dia 30), os arquirrivais também definirão o futuro nos respectivos torneios internacionais que disputam neste ano.

Mandante no clássico, a Raposa tem pela frente a estreia na Copa Sul-Americana, contra o Nacional-PAR, na próxima terça-feira, também no Gigante da Pampulha. E, nas semanas seguintes, decide também a vida na quarta fase da Copa do Brasil, contra o São Paulo, nos dias 13 e 19.

O Galo, por sua vez, vive a expectativa de estrear diante da torcida pela Copa Libertadores, no dia 13, contra o Sport Boys-BOL, no Independência. O duelo marcará o início de uma série de três partidas pelo torneio em abril (a equipe alvinegra enfrenta ainda o Libertad-PAR em duas ocasiões, nos dias 19 e 26).

O Atlético já começou a caminhada na fase de grupos do principal torneio continental. O único duelo disputado, porém, aconteceu há quase um mês (empate em 1 a 1 com o Godoy Cruz-ARG, fora de casa).

Como Cruzeiro e Atlético haviam se enfrentado longe dos níveis físico, técnico e tático ideais em fevereiro, pela praticamente amistosa Primeira Liga, este clássico pela décima rodada do Campeonato Mineiro pode ser encarado como um bom teste – possivelmente, o maior até o momento em 2017.

Por mais que a liderança da primeira fase já tenha sido garantida pelo Galo, o confronto terá clima quente e alta motivação emocional, pois vale marcas e recordes para os dois lados.

Estreantes

Este será também o primeiro clássico das duas principais contratações do futebol mineiro para a temporada. Thiago Neves, pelo lado celeste, e Elias, pelo alvinegro, não puderam entrar em campo pela Primeira Liga, devido à falta de registro na CBF e de condicionamento físico na época.

Desde então, eles fizeram sete e nove partidas, respectivamente. Thiago Neves acumula três assistências pela Raposa, e Elias contabiliza um gol pelo Galo, mas as atuações ainda não foram as tão esperadas pelas duas torcidas.

Leia mais:

CRUZEIRO - Rafael; Ezequiel, Manoel, Léo e Diogo Barbosa; Hudson, Ariel Cabral (Lucas Silva), Thiago Neves, Arrascaeta e Alisson (Ábila); Rafael Sóbis. Técnico: Mano Menezes

ATLÉTICO - Giovanni; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Rafael Carioca, Elias, Cazares e Otero (Danilo); Robinho e Fred. Técnico: Roger Machado

HORA E LOCAL - 16h, no estádio Mineirão

ARBITRAGEM - Igor Júnio Benevenuto, auxiliado por Felipe Alan Costa de Oliveira e Ricardo Júnio de Souza

TRANSMISSÃO - Premiere

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por