
O show de luzes, cores e criatividade do Brasil ao receber o mundo para a 31ª edição dos Jogos Olímpicos mereceu elogios da imprensa em todo o mundo. Se havia o temor de que o orçamento mais baixo comprometesse o espetáculo e deixasse a desejar na comparação com as edições mais recentes (Londres e Pequim), aos olhos do mundo o Maracanã recebeu um momento mágico, mesmo para quem teve antes a honra de sediar a Olimpíada. E as redes sociais se encheram de elogios de quem olhava com desconfiança.
"Não sei quanto a você, mas nós estamos bastante impressionados com a festa de abertura do Rio-2016. Uau!", exaltou no Twitter a inglesa BBC. Para a Gazzetta dello Sport, a parte inicial da cerimônia foi "intensa" e ajudou a "afastar medos e tensões no templo do futebol". O espanhol Marca falou num "tremendo espetáculo de luzes e sons em que brilhou a beleza de Gisele Bündchen.
E se os vizinhos argentinos, tradicionais rivais esportivos, poderiam demonstrar algum ciúme por verem o Brasil ser o primeiro país sul-americano a receber uma Olimpíada, esteve longe de ser o caso. "O Rio vibrou com uma festa repleta de música, cores e esporte. Foi um início à altura da Cidade Maravilhosa. Houve ritmo e beleza a cada passo no mítico palco do Maracanã", estampou a capa da edição digital do Clarín.