A Netflix lançou, nesta quinta-feira (14), o documentário O Ninho: Futebol & Tragédia, que relembra o trágico incêndio no centro de treinamento do Flamengo, em 2019, que vitimou dez jovens da categoria de base rubro-negra.
A obra, dividida em três episódios, acompanha o que aconteceu com alguns dos sobreviventes da tragédia, além de ouvir jornalistas, profissionais do futebol e, em destaque, as famílias das vítimas, que ainda buscam por justiça pelas mortes de seus filhos.
Livro “Longe do ninho”
Em fevereiro deste ano, a jornalista mineira Daniela Arbex lançou um livro-reportagem chamado “Longe do ninho” com informações inéditas sobre o incêndio no Ninho do Urubu. A obra expõe detalhes do terror vivido pelos garotos dentro do contêiner-dormitório do Flamengo.
Autora de livros como “Todo dia a mesma noite”, que fala sobre a tragédia da Boate Kiss, e do “Holocausto Brasileiro”, que denuncia os maus-tratos ocorridos no Hospital Colônia de Barbacena, Arbex traz informações exclusivas para a compreensão do caso. Segundo a autora, histórias como essas precisam ser contadas, para não caírem no esquecimento.
“Um dia minha mãe me perguntou por que trato de temas tão dolorosos em meus livros. Respondi que, na verdade, não escolho escrever sobre tragédias, mas sobre as omissões que causam tragédias, para que elas não se repitam. Afinal, se uma história não é contada, é como se ela não tivesse existido”, destacou a autora.
*Estagiário sob supervisão de Angel Drumond
Leia mais