Invencibilidade, escrita, campanha histórica, moral para a sequência. Todos esses ingredientes fazem o jogo do Atlético contra o Corinthians, nesta quarta-feira (2), valer muito mais que os três pontos. As equipes duelam às 21h, no Mineirão, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O primeiro e maior desafio atleticano será impor ao Corinthians a sua primeira derrota nesta Série A. O empate do time paulista com o Flamengo, por 1 a 1, no último domingo, em São Paulo, decretou a maior invencibilidade da Era dos Pontos Corridos com 20 clubes, iniciada em 2006.
Este foi o 17º jogo sem derrota do time de Fábio Carille no Brasileirão, e o 32º no total, desde o Campeonato Paulista. Se conseguir encerrar esta série, o Galo supera o ditado popular e mata muito mais que "dois coelhos com uma cajadada só".
Com 41 pontos e mais dois jogos a disputar, o Corinthians tem a chance de decretar a melhor campanha da história do primeiro turno do Brasileirão por pontos corridos com 20 clubes (veja o quadro abaixo).
Tal marca atualmente pertence a Atlético e Cruzeiro. O Galo somou 43 pontos no turno de 2012, número igualado pela Raposa dois anos depois. Agora, uma vitória nas duas partidas que lhe restam já será suficiente para o time de Fábio Carille estabelecer um novo recorde – no próximo sábado, o Corinthians recebe o Sport, em São Paulo.
Retrospecto
Tendo o Independência como casa, o Atlético recebeu o Corinthians no "novo" Mineirão apenas duas vezes. E venceu ambas, em confrontos inesquecíveis.
A goleada por 4 a 1 em 15 de outubro de 2014 valeu uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil, posteriormente conquistada pelo clube.
Já a vitória por 2 a 1 em 22 de junho do ano passado decretou a arrancada do então time de Marcelo Oliveira rumo ao G-4 do Brasileirão, mesma situação almejada pela equipe, agora, com Rogério Micale.
Inclusive, o significado maior que uma vitória sobre o líder Corinthians pode ter para o Atlético é de tranquilidade para que o clube possa trabalhar para o jogo mais importante da temporada até o momento: o confronto de volta pelas oitavas de final da Copa Libertadores contra o Jorge Wilstermann, da Bolívia, no próximo dia 9, no Independência.
Na partida de ida, no dia 5 de julho, em Cochabamba, o time boliviano venceu por 1 a 0. Assim, o Galo terá que ganhar no Horto por pelo menos dois gols de vantagem.
Com a segunda pior campanha como mandante neste Brasileirão, o Galo perdeu os três últimos jogos que disputou em casa, sequência que decretou a queda do técnico Roger Machado.
Em toda a temporada, o Atlético foi mandante no Mineirão somente uma vez neste ano, na goleada de 4 a 1 sobre o América, em fevereiro, ainda pelo Estadual
Na estreia em Belo Horizonte, Micale deseja mostrar que chegou para mudar o rumo do Atlético na temporada. E vencer o Corinthians será, sem dúvida, uma grande demonstração de força.